Pessoall, to botando um VHF na Negona, qual antena deveria botar? Eu ja tenho o rádio, mas nao sei que antena botar, pois nunca usei rádios em carros, somente em lugares fixos.
Uma antena por si só não pode determinar o alcance do rádio. Isso é determinado por uma série de fatores que incluem a potencia e qualidade do seu rádio, qualidade da instalação, tipo de terrano e claro: A antena! :P
O que diferencia uma antena da outra é o ganho, que e medido em dBi
Você vai gastar mais ou menos uns R$ 50,00 ~ R$ 70,00 numa antena da Aquario. Visite o site deles e escolha a sua: http://www.aquario.com.br
As antenas da Aquarius são muito boas. Trabalho também com a ARS, fale com o Samuel. Recomendo o modelo MV35A (5/8 3dB), utilizo em viaturas de Bombeiros e é muito resistente....
Existem antenas bem pequenas, na faixa de 30 cm, porém o ganho é zero, ou seja não há "aumento" de potencia na transmissão e por conseguencia pequeno alcance do rádio.
Voce pode procurar antena tipo Whip da Aquarios ou ARS as duas são boas....
Não se pode falar em ganho mínimo, qualquer ganho que a antena apresente é sempre melhor que nenhum... Se o tamanho da antena te atende só resta voce instalar e testar. Note que outros fatores influenciam no alcance do rádio...localização, visada,obstáculos....