Postado originalmente por
gradenal
fpandur. concordo com vc quanto a legislacao, mas 4w é muito pouco nao acha? tenho um voyager 148 gtls que quando comprei novo veio com 6w am e 12w ssb. abri ele e mexi em 2 varistores voltei ao cara que tinha medido e... bomba. am 18w e ssb 45w de pico. é mole? dai entao mexemos e deixamos ele com 12w am e 35w em ssb. e olha ficou bem melhor. sem contar que achamos o varistor para abrir mais o audio que tava muito baixo pra quem recebia. resumindo ficou otimo, uso ele como base. aqui onde eu moro tem serra pra caramba 200 250m de altura. e olha que consegui 30 km em ssb. muito bom. mas tem uma serra aqui com 430m que do outro lado (+- 5 km entre os radios) consegui ouvir a base na viatura (vr-32 + b2080) baixo mais ouvi, mas a base nao me ouviu. por isso eu digo que tinha que ter no minimo 10w, mesmo porque a anatel permite usar 10w em base. to pensando em colocar o 148 na viatura e o vr-32 na base ja que a antena é 5/8. mas ficaria sem ssb. vou ver se compro outro 148 e deixo meu vr-32 no sitio da sogra ja que nao pega cel. fica a dica ai compre cobra dx iv.