x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário Avatar de JecaTatu
    Entrada
    30/09/2008
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    42
    Posts
    270
    Agradecimentos: 0

    Quanto custa instalar um VHF?




    Amigos, há pouco tempo ingressei no mundo 4X4 com o meu Samurai e já me considero um viciado! Após algumas trilhas e uma expedição, comecei a sentir forte necessidade de ter um rádio. Como o pessoal daqui de Brasília usa VHF e não posso gastar muito com a compra, fiquei (após ler bastante) entre 2 modelos e preciso da ajuda de vocês para me decidir:

    YAESU FT-1802 ou HT-VHF ICOM IC-V8?

    Os preços de ambos estão bem semelhantes, logo, o que me preocupa e que provavelmente será o fator decisivo na escolha é o preço da instalação do FT-1802. Não sei nem o que é necessário comprar a mais pra botar o bicho pra funcionar (cabos, antena, suportes...).

    O uso vai ser exclusivamente para trilhas e expedições. O preço do HT é mais atraente e o fato de poder sair do jipe com ele também é interessante, mas fico com receio que por conta de uma pequena quantia da diferença eu me sinta limitado futuramente com um HT.

    Grande abraço, JecaTatu
    Camper 4X4, 6cc - 1992
    Tracker - 2008
    VW Sedan - 1960

  • #2
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    No caso do FT 1802 vc vai ter que comprar o cabo, a antena e o suporte, que dependendo do modelo e marca vai gastar por volta de uns R$ 150,00, fora instalação.

    A vantagem do HT é que não precisa instalar e pode usar fora do carro, mas tem potencia e capacidade de transmissão e recepção bem inferiores ao FT 1802.

    Eu optaria pelo FT 1802.

    []´s

  • #3
    Usuário Avatar de JecaTatu
    Entrada
    30/09/2008
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    42
    Posts
    270
    Agradecimentos: 0
    Caramba, 150 de peças a mais, mais uns 50 de instalação... Realmente faz bastante diferença... Vou pensar seriamente no assunto, obrigado!
    Camper 4X4, 6cc - 1992
    Tracker - 2008
    VW Sedan - 1960

  • #4
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    66
    Posts
    872
    Agradecimentos: 0

    Instalação rádio VHF...

    Instalar rádio é a coisa mais fácil que tem, basta ter um cabo positivo/negativo diretamente da bateria (atenção: não inverter os polos que pode queimar o rádio), e o cabo da antena para plugar no equipo; simples. Para fixar o rádio no painel vai precisar fazer uns furos e alguns parafusos e a antena, em algum suporte de calha. Para operar VHF, na banda dos 2 metros (144-148MHz), é necessário licença, obtida após passar em uma prova de conhecimentos específicos e taxa recolhida anualmente na Anatel.

  • #5
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Cláudio Brasília Ver Post
    Instalar rádio é a coisa mais fácil que tem, basta ter um cabo positivo/negativo diretamente da bateria (atenção: não inverter os polos que pode queimar o rádio), e o cabo da antena para plugar no equipo; simples. Para fixar o rádio no painel vai precisar fazer uns furos e alguns parafusos e a antena, em algum suporte de calha. Para operar VHF, na banda dos 2 metros (144-148MHz), é necessário licença, obtida após passar em uma prova de conhecimentos específicos e taxa recolhida anualmente na Anatel.
    Só complementando, muito cuidado com aterramento da antena ou algum curto no cabo senão a saida do radio queima, e depois de instalado vale a pena dar uma conferida na ROE. Do resto é bem simpels mesmo, um fio positivo, um negativo e fixação do radio e antena.

    []´s

  • #6
    Jeca,

    Já usei o HT de um amigo na trilha. Se for só para trilhas beleza, o fato de poder levar ela na mão e auxiliar os colegas a passar nos perrengues é jóia!
    Mas leve em conta o seguinte... vai ter que recarregar ele ao final de cada trilha.
    Já o que esta instalado vc não tem que se preocupar se carregou ou não as baterias na noite anterior... é só entrar no carro e ligar o bicho!
    Hoje uso um VHF na viatura... e te digo é muito bom!!! Vale o investimento em Antena e cabos e instalação!

    Até queria te pedir se posso pegar carona no Tópico para não precisar abrir outros sobre rádio VHF!? Queria saber qual o modelo de VHF com maior potência de transmissão/recepção (maior alcance), pois uso o meu rádio no dia-a-dia (como um celular) e nas trilhas.


    Abraços
    SW4 1999 3.0D (Drive a legend!) Ex-Samurai, 93 "Delicado" - X-Crawler in side - Ex-Vitara Oz, 92 (Australia) Ex-Niva, 92 "Mercúrio"

  • #7
    Usuário
    Entrada
    26/01/2009
    Local
    l/OUTRO PAÍS
    Posts
    70
    Agradecimentos: 0
    Eu comprei o Kenwood 271. A instalação, completa, com busca da melhor posição da antena, ROE e estática, calibração e tudo mais custou R$50 em um profissional especializado.

    A antena, suporte e cabo coaxial expecial custou em uma loja especializada R$113.

    Valeu a pena, porque na trilha passada eu consegui contato com outros jipeiros com mais de 50km de distância. É muito mais seguro que um ht pelo fator potencia X bateria X alcance.

    O outro assunto do mineiro: o rádio que tem mais potencia que eu conheço e que tem custo acessivel é o Yaesu 8000 com 75w. Ele tem um cooler na parte traseira, então dá pra perceber que, quanto maior a potencia, maior o calor dissipado.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Ralphers Ver Post
    O outro assunto do mineiro: o rádio que tem mais potencia que eu conheço e que tem custo acessivel é o Yaesu 8000 com 75w. Ele tem um cooler na parte traseira, então dá pra perceber que, quanto maior a potencia, maior o calor dissipado.
    Ralf,

    Tem idéia de preço!?
    Com mais de 75w seri qual?

    Abraços
    SW4 1999 3.0D (Drive a legend!) Ex-Samurai, 93 "Delicado" - X-Crawler in side - Ex-Vitara Oz, 92 (Australia) Ex-Niva, 92 "Mercúrio"

  • #9
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    No meu caso:

    Yaesu 1802 - R$550,00
    Instalação (antena/cabo/MO): 250,00

    Estou gostando bastante do rádio. Sei que existem outros mais potentes, mas este tem uma excelente relação custo-benefício.
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #10
    Usuário Avatar de JecaTatu
    Entrada
    30/09/2008
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    42
    Posts
    270
    Agradecimentos: 0

    Decidido, agora onde instalar?

    Pronto, tô decidido pelo 1802!

    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    No meu caso:

    Yaesu 1802 - R$550,00
    Instalação (antena/cabo/MO): 250,00

    Estou gostando bastante do rádio. Sei que existem outros mais potentes, mas este tem uma excelente relação custo-benefício.
    Agora, onde instalá-lo no Samurai??? O meu é 97/98.
    Pensei em tirar o cinzeiro e botar ali, mas vai faltar 1cm de lateral. Será que vale à pena dar uma mutiladazinha no painel?

    Onde o pessoal anda instalando os rádios no Samurai?
    Camper 4X4, 6cc - 1992
    Tracker - 2008
    VW Sedan - 1960

  • #11
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    PY esquenta muito mais que um PX, por isso não acho boa a idéia de instalar no painel no lugar do cinzeiro. E para instalar no painel o ideal é instalar também um alto falante externo na saida do PY senão o som fica muito ruim, eu fiz isso no PX que eu tinha instalado no painel do meu samurai e ficou muito bom, sem o auto falante ficava péssimo.

    []´s

  • #12
    Usuário Avatar de JecaTatu
    Entrada
    30/09/2008
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    42
    Posts
    270
    Agradecimentos: 0
    Estava pensando em instalar naquele espaço logo abaixo do porta luvas, mas apoiado em baixo e não em cima. Isso deixaria o falante dele livre (fica em cima do rádio). O que acha?
    Camper 4X4, 6cc - 1992
    Tracker - 2008
    VW Sedan - 1960

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade