Poxa Ismael, falando desse jeito eu fico triste...
Trabalho na Anatel e esse ano passei a ajudar o setor de outorga aqui da Bahia para licenciar radioamadores. Não é tão complicado e está menos burocrático, mas não deixa de ser necessário que se faça as provas.
Por fazer parte de grupos off road, percebi a necessidade de ajudar o pessoal a obter suas licenças e graças a Deus conseguimos ajudar a mais de 60 jipeiros esse ano.
O que posso dizer é que procure o setor de outorga da Anatel de seus estados e agendem a prova. Sei que a Anatel está com problema de falta de pessoal, mas sempre se dá um jeito. O que não pode acontecer é o pessoal não conseguir se licenciar.
Se tiverem alguma dúvida ou problema, me procurem e eu tentarei ajudar.
A LABRE é apenas uma liga de usuários do serviço que se unem para aprimoramento técnico. Eles tem uma grande importância para o serviço, mas não são responsáveis pela aplicação de provas de radioamadores, cabendo essa tarefa à Anatel. O acordo de cooperação que existia entre a Labre e o MC não tem mais validade.
Quanto a parte técnica, eu acredito que os Walkies talkies que você citou sejam os talk about da Motorola ou similares, né? Esses rádios tem alcance com sinal limpo de menos de 1 km em campo aberto. Não recomendo.
O Px tem limitação do número de canais e tamanho da antena. A possibilidade de interferência é muito grande em algumas situações.
A saída é mesmo o radioamador (Py), que é o rádio que a grande maioria dos jipeiros e expedicionários usam.
Eu utilizo em minha viatura um kenwood TM 261A de 45w e um Baofeng UV 5RA de backup (Esse rádio custa pouco mais de 100 reais no Mercado Livre). A maioria do pessoal aqui da Bahia utiliza uma configuração semelhante.
Quanto a operação fora do país, vou pesquisar sobre a necessidade de alguma licença complementar e volto a comentar assim que tiver essa informação.
Um abraço e bom final de semana a todos