x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 22 de 22

Tópico: Cobra 148 GTL

  • #13
    Usuário Avatar de lg_gustavo
    Entrada
    06/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    721
    Agradecimentos: 0



    Só pra ilustrar... uma vez fui ligar o rádio e vi que ele tava mudo. Fiz quase tudo isso que escrevi acima e nada... antena ok, alimentação ok.... foi um trabalhão ver tudo isso.
    Quando já tava desistindo e levar para um técnico, achando que tinha queimado, vi que ele tava em PA (public adress) hehehee


    Aproveitando.... Luiz, vc ainda tem aquele seu 148 ? Tô precisando dar uma olhada na minha estacionária, hehehehe

    [ ]s
    4X4 Brasil

  • #14
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lg_gustavo
    Aproveitando.... Luiz, vc ainda tem aquele seu 148 ? Tô precisando dar uma olhada na minha estacionária, hehehehe
    Fala Sushi,

    Infelizmente não tenho mais... Ele foi junto com o Barão!!!

    []'s...

  • #15
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Fuçando pela net encontrei a seguinte informação em um site (http://www.luizbertini.net/download.html)

    Cálculo de cabos para ligação de antenas de PX:

    Para calcularmos o comprimento de um cabo coaxial que ligará o rádio com a antena devemos saber o seguinte:
    - Fator de encurtamento do cabo. Este fator corresponde a um número, sempre menor do que 1, e que varia de acordo com as características do cabo. Para o cabo RG58, este fator é igual a 0,66 (0,657).
    - Frequência que estamos transmitindo. No caso de PX a freqüência é próxima a 27 MHz (o ideal seja que você use uma frequência que corresponda ao meio da faixa de PX).
    - Velocidade da luz 300 milhões de Km por segundo (300.000.000).

    Com estes valores em mãos podemos calcular o comprimento do cabo da seguinte forma:

    Pegamos a velocidade da luz e dividimos pela freqüência :

    300.000.000/27.000.000 que é igual a 300/27.

    Pegamos este valor e dividimos por quadro:

    (300/27)/4

    Agora pegamos este valor e multiplicamos pelo fator de encurtamento:

    [(300/27)/4] x 0.66 (para o cabo RG58)

    Temos agora o comprimento de um cabo, caso este tamanho seja curto basta multiplicarmos este valor por números ímpares até encontramos um valor que seja o suficiente para conectar o rádio com a antena.

    {[(300/27)/4] x 0,66} x números ímpares

    Colaboração do rádio-amador Marcos Sotello.

    AGORA, se multiplicar por 1 = 1, 8333 metros de cabo
    por 3 = 5,499999 metros de cabo
    por 5 = 9,16666 metros de cabo

    As Antenas aquarius tem os cabos pré-montados de 3,5m e de 5,5m. O de 5,5m é o que irei comprar, mas fiquei em duvida tentando entender pq o cabo pre-montado tem comprimento de 3,5m se no calculo nao dá isso?? Só se multiplicar por 2 ( que é numero par) e mesmo assim dará 3,666 metros..

    Saudações tentando compreender o porque das coisas...
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #16
    Usuário Avatar de lg_gustavo
    Entrada
    06/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    721
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por André-4WD
    Fuçando pela net encontrei a seguinte informação em um site (http://www.luizbertini.net/download.html)

    Cálculo de cabos para ligação de antenas de PX:

    Para calcularmos o comprimento de um cabo coaxial que ligará o rádio com a antena devemos saber o seguinte:
    - Fator de encurtamento do cabo. Este fator corresponde a um número, sempre menor do que 1, e que varia de acordo com as características do cabo. Para o cabo RG58, este fator é igual a 0,66 (0,657).
    - Frequência que estamos transmitindo. No caso de PX a freqüência é próxima a 27 MHz (o ideal seja que você use uma frequência que corresponda ao meio da faixa de PX).
    - Velocidade da luz 300 milhões de Km por segundo (300.000.000).

    Com estes valores em mãos podemos calcular o comprimento do cabo da seguinte forma:

    Pegamos a velocidade da luz e dividimos pela freqüência :

    300.000.000/27.000.000 que é igual a 300/27.

    Pegamos este valor e dividimos por quadro:

    (300/27)/4

    Agora pegamos este valor e multiplicamos pelo fator de encurtamento:

    [(300/27)/4] x 0.66 (para o cabo RG58)

    Temos agora o comprimento de um cabo, caso este tamanho seja curto basta multiplicarmos este valor por números ímpares até encontramos um valor que seja o suficiente para conectar o rádio com a antena.

    {[(300/27)/4] x 0,66} x números ímpares

    Colaboração do rádio-amador Marcos Sotello.

    AGORA, se multiplicar por 1 = 1, 8333 metros de cabo
    por 3 = 5,499999 metros de cabo
    por 5 = 9,16666 metros de cabo

    As Antenas aquarius tem os cabos pré-montados de 3,5m e de 5,5m. O de 5,5m é o que irei comprar, mas fiquei em duvida tentando entender pq o cabo pre-montado tem comprimento de 3,5m se no calculo nao dá isso?? Só se multiplicar por 2 ( que é numero par) e mesmo assim dará 3,666 metros..

    Saudações tentando compreender o porque das coisas...
    Andre
    Lembrando que o tal 0,66 é em função do cabo utilizado.... (Esse fator é em função da velocidade de propagação no cabo). Esse é para o conhecido "cabo fino".
    Se a instalação for feita com o cabo mais grosso, também conhecido como "cabo celular", esse número muda.
    Para os aparelhos AM originais (baixa potência), o ideal é utilizar o cabo grosso. Esse cabo tem menor perda de potência que o fino....mas isso já é preciosimo dos macanudos da vida.
    A instalação para um rádio a ser instalado num jipe e ser utilizado basicamente em trilhas pode ser o fino mesmo... e não vai fazer tanta diferença ele ter 5,50m ou 5,60m... Se for entrar nesse nível, deverá também então calcular o comprimento da vareta da antena e por aí vai.....Fora isso, a posição (proximidade) da antena em relação à massa metálica, como por exemplo a carroceria do carro, também influenciará na ROE. Resumindo: Esse papo acaba virando papo de nerd e envolve um monte de teorias e variáveis que não tem fim.....então instale o rádio com +/- uns 5,50~5,60 m de cabo, meça a ROE, e aí ajuste no cabo e na vareta até atingir a melhor relação. Mas se não entender nada disso ou não tiver quem faça isso pra vc ou ainda não tiver como medir a ROE, não se preocupe. É caso raro (nunca ouvi falar) queimar um rádio AM, sem estar chucrutado ou com botina ("turbinado"), por causa de ROE. O máximo que pode acontecer é vc não aproveitar ao máximo a potência do rádio, mas pra fazer uma trilha basta...

  • #17
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Gustavo,
    Na verdade, pro camarada conseguir queimar o rádio assim, só se for com um curto entre a antena e a lataria, e com o rádio em TX, e dependendo do rádio, por um boooommm tempo.

    Quanto ao conector do 148, dei uma barrigada alí atrás, mas por sorte tinha gente pra corrigir...

  • #18
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por lg_gustavo

    Aproveitando.... Luiz, vc ainda tem aquele seu 148 ? Tô precisando dar uma olhada na minha estacionária, hehehehe

    [ ]s
    Velhinho, amanhã não vou ao Paca, mas na semana que vem vou e posso levar o medidor, se quiser.

    []s

  • #19
    Usuário Avatar de lg_gustavo
    Entrada
    06/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    721
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Cavalcante
    Velhinho, amanhã não vou ao Paca, mas na semana que vem vou e posso levar o medidor, se quiser.

    []s
    Opa !!! A gente combina em relação ao medidor !!!

    Quanto às observações sobre queimar o rádio, está corretíssimo ! Lembrando que com antena em curto a ROE tende ao infinito

  • #20
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Flw!
    Até lá!

  • #21
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por André-4WD
    Fuçando pela net encontrei a seguinte informação em um site (http://www.luizbertini.net/download.html)
    André,

    www.trilha4x4.com.br

    Entre no site e clique no botão PX do menu principal que fica no alto da página. Lá tem bastante dicas e informações legais sobre PX, cabos, estacionária, etc.

    []'s...

  • #22
    Usuário
    Entrada
    03/12/2008
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    instalao cobra 148 gtl

    Ola amigos!!!
    Gostaria que vcs me ajudem na instalaçao do meu cobra 148 gtl.


    Meu problema e que moro em rondonia, aki ñ tem ninguem q instala radio, "estou no meu do mato" comprei 2 cobra 148 gtl, novinho na caixa e tenho a antena maria-mole, mais quero colocar um como base e outro movel, o movel tem que pegar uns 200 km de distancia da base.
    sera q vcs podem me ajudar????

    jpkytep@hotmail.com

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cobra 148 GLT comunica com Cobra 19 Ultra III?
      Por Leandrius no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 3
      Última resposta: 26/05/2009, 11:02
    2. Cobra 22 Plus - Alguém conhece?
      Por pmarc no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 1
      Última resposta: 06/04/2009, 00:01
    3. PX Cobra modelo 19 ULTRA III - Preço de Banana!
      Por Buttman no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 19
      Última resposta: 08/01/2009, 13:08
    4. PX Cobra 19 DX-IV - Venda! Novos! - R$160,00
      Por Buttman no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 8
      Última resposta: 08/05/2008, 00:32

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade