Estou querendo cortar esse país de ponta a ponta, mas para isso resolvi entre outras coisas instalar um rádio PX. Como estou iniciando e estudando, vou iniciar com um rádio de 40 canais, o RP-40 da Aquário.
Não encontrei tópico sobre instalação no Renegade (nem aqui no fórum e quase nada na internet), dessa forma quero compartilhar com vocês a Instalação e ajuda dos colegas, opiniões, dicas, etc (eu gosto de fazer o serviço por conta, pois faço ao meu agrado rsrsrs):
1. antena e suporte da antena (Antena B-2050, suporte M-600 e Cabo 5,5m M-802K e 3,5mt M-801K, vou ver qual fica melhor para não sobrar muito cabo);
2. passagem do cabo da antena para o rádio;
3. passagem dos fios positivo e negativo da bateria para dentro do carro, para perto do porta luvas/console central);
4. um local apropriado para colocar o rádio (Radio Px Aquário 40 Canais Am Rp-40), se alguém tiver uma sugestão (medidas do rádio L11,5cm, P19,5cm, A4,5cm).
Comprei o rádio (homologado pela ANATEL), antena e cabo. Agora estou estudando as possíveis passagens do cabo da antena e dos fios positivos e negativos (aceito sugestões).
Antes que esqueça, já estou de posse da licença de estação móvel (aqui no DF, entre postagem e a impressão da licença no site demorou exatos 10 dias rsrsrs, achei rápido).
Foto do rádio e do kit
Eu postei no Jeep Renegade Clube, mas acho que o pessoal não se entusiasmaram com a ideia rsrsrsrs
Uma coisa que está me intrigando, e se alguém puder ajudar é a questão da tensão da bateria, vejam só:
Pequeno probleminha que encontrei. O rádio PX informa 13,8v e Renegade a bateria chega até 14.8, não sei se essa variação pode danificar o rádio. (Pelo que analisei o carro vária de 12.4v pela manhã ao ligar e chega a 14.8v em poucos minutos).
Vou entrar em contato com o fabricante e pedir informações no sentido de saber a tensão mínima e máxima de trabalho do rádio. Pelo que percebi a maioria dos rádios são 13.8v.
Colega seria bom verificar no manual do seu radio a faixa de operação elétrica. Na maioria dos equipamentos de VHF/UHF e PX tem uma faixa de operação bem ampla que varia de 11,5V ate 16V, justamente para se adequarem a essas variações de energia encontrada em alguns carros. Eu tbm tenho um Jeep Renegade e uso um FT7800 dual band e um PX Voyager VR CB2550 e eles tem a mesma faixa de operação elétrica descrita no manual de 11,5V ate 16V.