Postado originalmente por
celoleko
Sou novato aqui nesse fórum, é muito útil essa nossa troca de informaçoes, é uma coisa da internet q vale a pena "perder" algumas horas vasculhando em busca de dicas e histórias!
Ví esse tópico e nao puder deixar de nao comentar !
Bem...
Só pra lembrar que, segundo a legislaçao da ANATEL, somente é permitido essas girias PX em radios PX, em VHF é proibido o uso de girias.
Em VHF (PY p/ os leigos) somente é permitido o uso de Código Q(obrigatório saber), Alfabeto fonético (tbm obrigatório), entre outros códigos usados para comunicar-se bem pelo rádio.
Seja PX(11metros, 27Mhz) ou VHF(2 metros, PY, 144mhz, etc etc), é necessário licença para operar.
PX é mais simples, basta ir na Anatel e entrar com pedido de autorizaçao para Radio Cidadão.
Para VHF/UHF é necessário pagar varias taxas de provas, emissão de certificado e licenca, e claro fazer a provinha para classe "C". Que lhe dá autorizaçao para operar rádios com até 100 Watts de potencia, e poder modular em várias faixas de frequencias, HF, VHF e UHF.
Vale a pena tirar essa licenca, vc vai gastar uns 70 a 90 reais de taxas, e 13,42 por ano para se manter dentro da lei e dar bom exemplo !!
Quem tiver afim de estudar para a provinha da Anatel, eu tenho as apostilas para Radioamador todas as classes, posso mandar sem custo nenhum por e-mail! Ou procura no google q acha bem facil !
Vamos dar bom exemplo galera!
Abraço