Bem vindo
Bem, vamos por partes:
"Bom pelo que eu vi nesse post, eu não preciso mais homologar o UV-5R"
Precisa sim. A homologação dele só será válida em duas situações: Ou o importador que te vendeu com nota fiscal o homologou ou então se você mesmo o homologar em seu nome, pois a homologação é pessoal. Todas as etapas desse processo pra homologar você encontra no site da Anatel.
"mas para utiliza-lo nos jogos eu preciso de uma licença é isso mesmo?"
Sim, ele é um equipamento de radioamadorismo e você precisa ter um COER (pra ter o COER precisa fazer 2 provinhas) e por ser uma estação móvel, você precisa da licença da estação (o que vai te dar um prefixo). Essas informações você também encontra no site da Anatel, inclusive as apostilas pra estudar para as provas.
"Eu poderei falar com os talkabout mas não poderei falar com donos de baofeng não licenciados se eu tiver licença?"
Não entendi... Mas vou tentar responder.
Um talkabout pode falar com outro talkabout sem licença, pois são equipamentos de radiação restrita.
Baofengs são equipamentos de radioamadorismo e não devem estar aptos a se comunicar com Talkabouts. Caso estejam, estão irregulares, pois são serviços diferentes.
Talkabout não precisa de licença, mas radioamador precisa.
"Motorola talkabout independente do modelo não precisa de licença nenhuma?"
Acredito que os modelos existentes do talkabout da Motorola e ainda outros radinhos similares ao talkabout não precisem de licença desde que a potência deles se enquadre no artigo da radiação restrita.
Ainda tenho algumas dúvidas:
Quantas pessoas vão usar a comunicação no Airsoft? Serão sempre as mesmas pessoas?
Pergunto isso porque pra radioamadorismo, as licenças são individuais e cada pessoa que vai operar o rádio precisa ter um COER e uma licença de estação. As frequências liberadas são para radioamadorismo e não podem ser usadas de qualquer jeito, pois podem ser frequências de up link, de repetidoras, de uso em satélites, etc e são frequências compartilhadas com todos, ou seja, você não poderá reclamar de interferência e ao usar uma frequência qualquer pode acabar interferindo em outros radioamadores licenciados.
No caso do pessoal Off Road, há um entendimento com as LABRE de cada estado onde fica convencionado em cada local o uso de apenas uma ous duas frequências que atendam todo mundo. Por exemplo, aqui na região metropolitana de Salvador usamos 146,480 MHz e convivemos pacificamente com os radioamadores, pois não entramos em outras frequências usadas por eles.
Talvez uma solução seria você utilizar uma licença de SLP (Serviço Limitado Privado) e ter uma quantidade x de rádios com uma ou mais frequências exclusivas, sem a necessidade de cada integrante do seu grupo ter que fazer prova ou se licenciar. Seria apenas uma entidade responsável pelos rádios e pela licença de uso deles.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida sinalize aí...
Um abraço