Esta é a minha primeira postagem no Forum. Se eu estiver cometendo algum deslize, peço que me corrijam.
Eu costumo fazer uma ou duas viagens de 2 a 4 semanas por ano, de carro. Na maioria das vezes em grupo (de carros) e às vezes um desgarra do grupo. Nada que talkabout ou celular não resolva. Sempre resolveu... até agora. Na última viagem, o grupo (de 4 viaturas) acabou se perdendo. Era de noite bem chuvosa e percebemos que um carro ficou para trás vários km depois. O trecho não tinha sinal de celular e talkabout não conseguiu nada. Foram horas de preocupação, mas teve um final feliz.
Estamos planejando uma viagem pelo Sul do Brasil para 2023. Vamos passar por vários trechos em que não há sinal de celular, o que me motivou a pesquisar por radiocomunicadores com alcance melhor do que talkabout. Estamos considerando PX por ser opção bem menos burocrático. Também pensamos no PY (VHF/UHF), porém o processo para obter a licença (tanto de operador como de estação) é bastante burocrático. Inicialmente consideramos radiocomunicador portátil de mão (HT), mas pelo que vimos HT PX tem custo bem mais elevado do que um HT PY. Também a questão de alcance nos fez optar pela estação móvel veicular. Passei dias pesquinsando no Forum e consegu sanar várias dúvidas, mas algumas ainda persistem:
-> Qual a vantagem do PY sobre PX e vice-versa para a comunicação intra-grupo e eventualmente para pedir socorro.
-> Vale a pena ter 2 sistemas?
-> O uso de acoplador é obrigatória para PX caso queira varrer todos os canais?
-> PY com antena dualband precisa de acoplador para usar VHF e UHF simutaneamente?
-> Se o aparelho for multibanda (tipo ICOM IC-705), serão necessárias antenas distintas para PX e PY? Vi que existem antenas multibanda (HF/VHF/UHF). Funcionam?
-> Em caso de 2 antenas, um dispositivo multiplexer consegue separar as frequências automaticamente sem a intervenção humana (na base da chave)?
Como podem ver pelas dúvidas expostas, não entendo nada do assunto. A maioria do grupo já obteve licença PX. Eu aproveitei o embalo e fiz a prova para COER classe C. Só falta a outorga. Estamos estudando qual sistema adotar e depois adquirir aparelhos.
Obrigado!