Primeiramente gostaria de pedir desculpas por não poder participar mais ativamente do fórum, mas é que os preparativos para a Fenajeep esta tomando todo o meu tempo, mas podem ter certeza que eu sempre leio as mensagens do fórum quando sobra um tempinho na madrugada.
Estava lendo este tópico e relembrei as dificuldades que eu também enfrentei para conseguir patrocínio para as provas de raid e rally que participava.
E hoje estando do outra lado, como patrocinador consegui enxergar o problema com uma outra ótica.
Vou dar uma idéia que espero que ajude ambos os lados, tanto o lado do patrocinador como o do patrocinado.
Esta idéia pode revolucionar os métodos de pedir patrocínio como também pode ser uma grande furada, mas não custa tentar.
Hoje o esquema funciona assim: Oi , eu vou participar de uma prova com o meu Jeep e gostaria de pedir uma ajuda ou um patrocínio em dinheiro ou ajuda em peças ou em mão de obra , e em troca eu coloco uns adesivos com a sua marca no meu carro .
Minha idéia seria a seguinte: Você escolheria algumas empresas grandes , ou conceituadas e honestas e que realmente tivesse interesse em divulgar os seus produtos num evento off road , pois participantes ou os telespectadores são consumidores de seus produtos.
Depois de escolhidas as empresas você adesivaria o seu jeep de uma forma bonita e que realmente a marca destas empresas fossem bem visualizadas.
Depois de adesivado o jeep, entraria o trabalho de negociação com os fotógrafos oficiais e redatores de revistas, para que o seu jeep fosse fotografado ou se possível fosse mostrado em fotos e panfletos de divulgação do evento.
Se vocês observarem , a maioria das fotos que saem em revistas ou em panfletos são escolhidas, ou por ser um carro exótico ou por uma cena inusitada ou simplesmente por ser a primeira sobre a pilha de fotos na mão do fotografo ou na mesa do editor da revista.
Se você tiver sorte e conseguir convencer ( sei lá de que forma ) o fotografo e a foto do seu jeep aparecer na revista ai o dia ta ganho.
Com um release bem elaborado e bem feito sobre o evento, você enviaria junto com a revista ou o panfleto que foi publicado a foto do seu jeep para as empresas que você escolheu e adesivou o seu jeep.
Junto das fotos você descreveria o que significa aquela foto na mídia , o publico que a revista atinge e mostra a empresa que ela teve uma propaganda espontânea e gratuita para um publico alvo e que são consumidores de seus produtos.
E se a empresa poderia colaborar para que este trabalho que foi mostrado pudesse ter continuidade.
Lembrando que a escolha das empresas deve ser feita com muito cuidado , pois uma má escolha, todo o seu trabalho será perdido.
Com o pensamento É DANDO QUE SE RECEBE, (no bom sentido ) é quase que certeza que você ira consegui uns bons patrocinadores .
Com esta atitude o dono de jeep que quer ganhar algum tipo de patrocínio vai ter que ser mais profissional também na área de marketing, pois terá que ter um bom contato com os fotógrafos , reporter e mídia, oferecendo ao patrocinador algum retorno positivo e não apenas um espaço para colar um adesivo com a marca do patrocinador.
Acho que esta idéia permite que todos , com um bom trabalho elaborado , consiga patrocinadores para minimizar os custos para poder participar de uma prova, pois as vezes para o patrocinador não é tão importante uma vitoria se o campeão não aparece na mídia, mas o jeep na capa da revista com o adesivo do patrocinador aparecendo não tem preço.
Só espero que esta ideia não se volte contra mim e todos os jeeps coloque o adesivo da DONATTI 4X4, pois senão eu quebro