Postado originalmente por
wilsonb
Comprei uma forester no final de junho. Viajei com ela para Itacaré e passei pelas estradas que dão acesso a Maraú com estrema facilidade. Na verdade, a forester anda melhor na terra que no asfalto. Na areia fofa, usei a opção manual do câmbio automático, com a segunda marcha, por exemplo. Com giro auto e torque, o carro não afundou (e isso sem sequer baixar pneus). Acho que isso substituiu a função da reduzida.Como já tive outro carro que tinha reduzida (uma grand cherokee), fiquei apreensivo quanto à forester, mas ela tirou de letra. Como o carro é novinho ainda fiquei com medo de colocá-lo em qualquer buraco, mas ele se comportou muito bem. Antes de comprar a forester, também fiquei em dúvida quanto ao grand vitara, mas optei pelo subaru porque tenho duas crianças pequenas e achei que o grand vitara pulava muito e não tinha os recursos de segurança do subaru (controle de tração - VDC - e seis airbags, por exemplo). Quando fiz o teste drive com o suzuki automático, achei o câmbio lerdo e o motor um pouco fraco. Minha mulher adorou o suzuki, mas nos gostamos mais do espaço dos bancos traseiros - e isso foi deciso - do subaru. Quanto ao preço da manutenção, são semelhantes aos carros nacionais (na volta da viagem, embora o manual indicasse a troca de óleo e filtro com 10.000 km, fiz questão de trocá-lo: o valor foi R$ 148,00). Quanto às peças fora da garantia - porque ela é de 5 anos para o motor e câmbio e 3 anos para tudo -, tenho consciência de que o carro é um importado e como todos os importados apresenta um preço maior de peças de reposição. Quanto ao seguro, o meu saiu por R$ 2,400,00. Optei pelo versão XS completa (teto, airbags frontais, laterais e cortinas, couro, banco elétrico...) porque o preço era mais baixo que o honda CRV e bem mais equipada. A versão turbo é uma delícia, mas mais cara e o consumo por volta 6 km por litro me faz lembrar a cherokee e isso não me animou. Quanto ao consumo da minha forester, ela está fazendo por volta de 10 km por litro na cidade e na estrada fez os mesmos 10 km em rodovias em que andei a 140 mais ou menos.