Tive uma Pajero Sport 4x4 2000 Gasolina/GNV por alguns anos, saindo de um Prisma 2010 com 20mil rodados que comprei 0Km. Peguei a Pajero em 2011 com 95mil rodados e quando vendi, em 2015, estava com mais de 200mil, tive vários percalços com ela durante o caminho, vendi, recomprei, desgostei do carro e vendi novamente.
Eu, rodo muito. Mais de 2mil km por mês. Ao menos considero muito para alguém que não trabalha com o carro, mas que usa para ir e vir. A reclamação que tenho da Pajero gasolina é não ter mais torque no motor, pq o consumo acostuma. A manutenção não é absurdamente cara se pesquisar bem, comprar você mesmo as peças e tiver um bom mecânico.
A diferença entre diesel, gasolina e gnv são as seguintes, a meu ver:
1) DIESEL -> consumo menor, mais torque, menos potência, manutenção preventiva mais cara, corretiva também mas se pegar um bom carro pode ser bem espaçada.
2) GASOLINA -> consumo maior, menos torque, mais potência, manutenção preventiva mais barata, corretiva também mas mais recorrente do que na diesel.
3) GNV -> consumo bem menor, bem menos torque e potência, se usar os kits de 2a e 3a geração, com o de 5a injetado, quase não há perda, manutenção preventiva cara, corretiva cara e diminui pela metade a vida util dos componentes elétricos, como bobina, velas, cabos, etc.
Pneus bons são caros, mas duram até 3x mais do que os ruins.
Finalizando: carro é custo e gosto. Procure um que gosta, e seja feliz, sendo diesel, gasolina, gnv, eletrico, ou etc... kkkk
Boa sorte na procura, se precisar de algo, estamos aqui.