Postado originalmente por
enricof18
A questão entre diesel x flex, sem dúvida em termos de desempenho, os motores diesel tem grande vantagem pelo torque abundante. Mas em minha oficina, e olha que trabalho principalmente com Frontier, essa de que motor diesel dar menos problema é coisa que ficou num passado muito remoto. Não que os motores não sejam duráveis, é que a combinação de combustível de má qualidade combinado com manutenção de má qualidade reflete em problemas que geram muito custo. Se você fizer tudo certinho, ainda fica refém do combustível. Um exemplo: Um cliente meu trabalha com compra e revenda de ouro, tem uma Frontier 2012. Voltando de São Paulo pra Goiás, parou em um posto Shell na beira da rodovia e encheu o tanque. Rodou nem 100 km após isso o motor foi falhando, falhando até morrer. Na oficina, verificamos o combustível adulterado, fizemos testes nos 4 bicos e na bomba, tivemos de trocar tudo. Ficou na época quase 5 mil o reparo. O cara é dos mais responsáveis com manutenção, faz tudo certinho e mesmo assim teve esse prejuízo, por conta de combustível. Outra coisa é o turbo, sensível à qualidade do óleo. Se esticar a troca, é problema. Se colocar óleo barato, é problema. Se colocar filtro de óleo barato, é problema. Se rodar com filtro de ar sujo por muito tempo, é problema.
Voltando a questão, S10 Flex X Frontier, eu, analisando meu uso para o veículo, preferiria a S10 (aliás, uma Ranger Flex). O motor tem menos torque mas se pisar empurra bem. Consumo, eu vejo o pessoal com S10 flex fazer sem muito sacrifício 5 km/l na cidade e 8 km/l na estrada, com álcool, andando normal. Eu não acho a média ruim, já que alguns sedans médios com quase a metade do peso fazem por volta disso também. Agora, a Frontier é mais caminhonete sem dúvida, mas como toda caminhonete diesel, o cara tem que ter $$$ pra manter. Todo mundo quer uma caminhonete diesel acreditando na fama de robusta, mas quando da problema são poucos os que dão conta de pagar o que elas cobram...