Vamos por partes, ambos os veículos não são off road puro sangue, são SUVs em sua concepção, ou seja, ninguém leva vantagem.
Outra questão é a percepção de que o diesel é muito forte, econômico e inquebrável. Tudo isto ficou para trás os motores diesel modernos possuem muitos cavalos afinal são HSD, mas o que isto proporciona? Maior nível de quebras atualmente está difícil chegar a 300.000 km com um motor diesel moderno. Quanto a força se você está falando de Torque isto tem de sobra, mas falta potência para uma ladeira por exemplo e velocidade final em uma estrada é complicado chegar perto de um gasolina a não ser esgoelando o motor e fazendo a temperatura subir a níveis bem altos.
Outra questão, faça um calculo de cabeça e compare seu custo no percurso atual com Gasolina e Diesel arrisco dizer que devido ao preço atual do diesel a diferença entre o total será de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00, o que não paga a manutenção mais cara do diesel caso um componente caro venha apresentar fadiga.
Por ultima tem a questão do fabricante, eu sempre fui entusiasta da Honda e Toyotas, possui um CR-V daquelas antigas (cambio na coluna de direção) era um ótimo carro, não quebrava, nunca me deu problemas, mas a manutenção sempre em cima. a Kia é uma marca muito boa também e tem surpreendido muito, mas ainda corre atrás de uma aceitação de publico que a Honda atingiu há algum tempo.
Problema da Gasolina nas viagens é a autonomia, mas, depende muito para onde você vai viajar, com esse pais sendo expandido cada vez mais acho muito mais difícil vc não encontrar um posto nem que seja de gasolina duvidosa.