Estou muito afim de pegar um carro maior para carregar as malas\tralhas, mais confortavel para os passageiros e para mim, mais potente que o meu anterior e etc.
Como surfo, uso apenas para viagens nos finais de semana. Não utilizo o carro para trabalhar.
Tinha um humilde Corsa hatch 1.0 desde 2011, (Foi meu primeiro carro). E vendi o mesmo para pegar o tão sonhado SUV/crossover usado. Meu orçamento permite até 50mil reais.
Faço apenas trilhas leves, onde até meu corsa passava. Apesar de as vezes eu ficar com * na mão de algumas lamas, rs! Mas passava!
Pesquisei bastante sobre os seguintes carros aqui no 4x4brasil:
1° Mitsubishi Outlander 2.4
2° Subaru Forester 2.0
3° Toyota Rav4 2.4
4° Suzuki Grand Vitara g3 2.0
Gostei muito do Outlander por ter 6 marchas, motor potente, muitos acessórios, gosto do design mesmo sendo antigo acho muito moderno, apesar de ser 2.4 achei otimos relatos de consumo. Enfim é o meu preferido.
Massss, cotei os seguros de todos os modelos e o resultado foi o seguinte:
(Todos a Porto ficou mais em "conta")
Outlander - 4.650
Forester - 4.450
Grand Vitara g3 - R$3.100
Toyota Rav4 - R$3.500
Outlander e Forester cortados da lista .
Apesar de eu ter bonus 5, o seguro saiu muito caro para o meu perfil mesmo cotando em corretoras diferentes e varias seguradoras, pode ser pelo meu CEP ser extremo ZL de SP. E também por eu ter 26 anos. (Não possuo sinistros).
Sendo assim, sobraram as opções Grand Vitara G3 2011 4x4 ou 4x2 (Gostaria mesmo é de cambio AT) e Toyota Rav4 2.4 4x4 2010 AT.
Vitara
Pelo que eu li da GVitara, a mesma é pesada e possui o motor um pouco fraco, deixando-a lenta, o cambio de 4 marchas reduz nas subidas para manter a mesma velocidade ou mantém na mesma marcha deixando o carro mais lento para subir, o que me desanimou um pouco.. Outra coisa é a questão do consumo, parece que ela faz 6km/l na cidade e 8km/l na estrada sendo AT (Pelo que vi tanto faz pro consumo 4x4 ou 4x2, então iria de 4x4).
A Vitara é mais barata que a RAV4, então poderia pegar uma 1 ano mais nova.
RAV4
Sobre a Rav4, li que a suspensão da mesma quando cai em buracos faz barulho seco, parece ser normal do carro.(?)
Também já li relatos de que as pastilhas gastam de 10 a 15mil km... E custam caro, em torno de 1500 reais!
O consumo dela parece ser melhor do que o do GV3, fazendo em torno de 7km/l na cidade e 9 a 10km/l na estrada.
O seguro sai mais caro para a RAV4.
Ambas são japonesas, ambas possuem apenas 4 marchas AT, a Toyota parece ter um atendimento melhor que a Suzuki.
Gostaria da ajuda de vocês para saber qual seria a melhor escolha, qual teria a manutenção mais barata caso precise fazer algo que não sejam as revisões preventivas...
Lembrando que pegarei o carro com uns 5 anos de uso já. Qual seria mais confiável, qual vocês acham que acharia mais conservado, qual seria melhor para o meu perfil...
Qual seria o melhor custo beneficio para vocês?
E se poderiam confirmar se a RAV4 2.4 consome menos que a GV3 mesmo?
Bom, muito obrigado desde já, e peço desculpas caso tenha dito alguma besteira, pois ainda sou piloto de primeira viagem nesse segmento.
A minha GV faz em torno de 7,5 km/l na cidade, o que eu acho bom para um 4x4 permanente AT. A qualidade construtiva é muito boa, carro feito para durar. O motor 2.0 com câmbio AT realmente é manco. No inicio se estranha mais, depois se acostuma com a tocada ( mas continua manco ). Acredito que o custo de manutenção seja equivalente, mas a Toyota leva vantagem por ter uma rede muito maior. Acho que a decisão tende mais para o gosto pessoal. No meu, GV na cabeça.
Abs
Obrigado pela resporta Dimasi! Vou levar em consideração os 7.5km/L. Pois o seu carro é 2009 e eu pegaria um próximo ao ano do seu carro.
Acho que para eu me decidir vou ter que ir mesmo em alguma loja e pedir pra fazer o testdrive, somente com esses comparativos, sem sentir os carros, vai ficar muito dificil eu me decidir rs!
Mesmo assim, os 7.5 na cidade da sua GV3 já me alegraram, acho que a RAV4 antiga também faz em torno disso...
Na estrada o seu GV3 2009 está fazendo quanto andando a 120km? Você saberia me dizer?
Vinicius,
Peguei a GV em Dez. e ainda não fiz percurso 100% estrada, até pq meu carro p estrada é a band. Acredito que fique nuns 9.
São duas boas viaturas, a Rav mais urbana e a GV um pouco mais aventureira. A decisão é mesmo por gosto pessoal e claro, achar uma inteira. Qq carro usado, sem manutenção é uma bomba.
Abs
Apesar de parecidos no estilo e no preço os dois são bem diferentes. Como vc falou a RAV tem um comportamento de carro, bem mais macia, confortável mas a suspensão lembra de carros comuns, quando carrega muito peso a traseira senta. Meu irmão teve uma 2010 e raspava na garagem da casa dele quando saia pra viajar, em buracos e lombadas bate seco mesmo. apesar de maior potência também não tem boa relação de marchas mas acho que é mais econômica que a GV.
Bom quanto a GV posso falar a vontade, tenho desde 2010, 85K rodados e nem troquei as pastilhas ainda, incrível!!! Realmente esse SZK e pau pra toda obra, valente e robusto. Bem mais duro mas também mais estável nas curvas, lembra mais um jipe do que um carro de passeio. Tração integral permanente, chassi e caixa reduzida te levam beeeeem mais longe que a RAV.
Bom vai do gosto, RAV mais urbana e confortável e GV boa de estrada e fora dela. Toyota é bom mas Suzuki também, não dá problema que te faz arrepender da compra. As css em Sampa são boas, a Rakki e show, preço e atendimento bem razoáveis.
Consumo: faço 6,5km/L na cidade (transito pesado e AC direto) e 9 - 9,5 na estrada a 110-120km/h, mas meu pneu é um pouco maior 235 (o original é 225) e isso diminui uns 1 - 1,5km/L.
Abs
Luis Artur
Grand Vitara III 10/11 4WD ATM - Yokohama G12 ATS 235/65/17 - Lift 2,0" by Chuva
S-Cross GLS 15/16 AllGrip
Apesar de parecidos no estilo e no preço os dois são bem diferentes. Como vc falou a RAV tem um comportamento de carro, bem mais macia, confortável mas a suspensão lembra de carros comuns, quando carrega muito peso a traseira senta. Meu irmão teve uma 2010 e raspava na garagem da casa dele quando saia pra viajar, em buracos e lombadas bate seco mesmo. apesar de maior potência também não tem boa relação de marchas mas acho que é mais econômica que a GV.
Bom quanto a GV posso falar a vontade, tenho desde 2010, 85K rodados e nem troquei as pastilhas ainda, incrível!!! Realmente esse SZK e pau pra toda obra, valente e robusto. Bem mais duro mas também mais estável nas curvas, lembra mais um jipe do que um carro de passeio. Tração integral permanente, chassi e caixa reduzida te levam beeeeem mais longe que a RAV.
Bom vai do gosto, RAV mais urbana e confortável e GV boa de estrada e fora dela. Toyota é bom mas Suzuki também, não dá problema que te faz arrepender da compra. As css em Sampa são boas, a Rakki e show, preço e atendimento bem razoáveis.
Consumo: faço 6,5km/L na cidade (transito pesado e AC direto) e 9 - 9,5 na estrada a 110-120km/h, mas meu pneu é um pouco maior 235 (o original é 225) e isso diminui uns 1 - 1,5km/L.
Abs
Valeu Artur!!
Estou correndo atras das vitaras! Amanha mesmo vou ver uma!!
Eu estou com a exata mesma dúvida que você, Vinicius!
Queria gastar até 45k, 50k no máximo.
Com 50k é possível pegar um GV 4x4 AT 2012.
Com essa mesma grana vc pega um RAV4 2010, no máximo... essa diferença de idade está pesando um pouco p/ mim.
Tb queria muito a Outlander, mas com 50k tb dá p/ pegar uma 2010, no máximo...
A Forester seria um sonho, até criei conta no Clube Subaru p/ saber mais do carro, mas é difícil conseguir fazer o seguro e o preço das peças dão medo...
Há alguma outra opção nessa faixa de preço? Eu não enxergo nenhuma outra.
Tenho um GVIII 2010 4X4 AT, o consumo dele na cidade 7,8 a 8,5 km/l com AC ligado e na estrada 110 a 120 km/h 8.5 a 9,5 km/l. Final do ano passado fui de Salvador a Quito - Equador , acabei andando 21K...na estrada Peru e Equador, as vezes o consumo chegava a fazer 10,5 km/l na estrada devido a gasolina boa (SEM ETANOL)....na descida dos Andes chegou a fazer 12,5 km/l...só descida...rs..Otimo carro e confortavel para viagens longas.
Há alguma outra opção nessa faixa de preço? Eu não enxergo nenhuma outra.
Se eu tivesse uns 55 mil, compraria uma Freelander 2 HSE 2010 ... 2011. Abaixo desses anos não compraria porque alguns problemas crônicos não tinham sido resolvidos ainda. Se não interessar, recomendo que não faça o test drive sob nenhuma hipótese.
Em segundo lugar, ficaria com o Gran Vitara porque é resistente e sem problemas crônicos.
Descartaria as outras opções, por manutenção difícil (Forester), por seguro caro pelo menos aqui no Rio de Janeiro (Outlander), por entregar menos do que cobra (RAV4).
No meu caso, a Freelander está fora do baralho. 45~50k já é o meu teto, pois não quero gastar muito na troca do carro... (estou saindo de um excelente Clio 1.6 16v 2005, segundo dono)