Postado originalmente por
jeb
Colegas
Eu, como proprietário de uma RAV4 posso dizer o seguinte, as duas são muito boas. Eu acho que a escolha deve-se mais ao "gosto" na hora de dirigir. Nunca dirigi a RAV4 e a CRV dos modelos acima de 2013, mas as anteriores sim. Na época escolhi a RAV4 principalmente pelo conjunto câmbio e motor (2.4), além da baixíssima manutenção da Toyota. A CRV 2.0 é bem "molerona", mas compensada pelo consumo que é um pouco melhor.
Quanto ao "luxo" eu acho que a CRV tem mais, principalmente na EXL, que tem um segurança superior à RAV4 (+ airbags, controle de tração e estabilidade). A RAV4 (até 2012), de uma certa forma é "simples", e realmente é bastante cara, mesmo usada. Porém, para o meu uso, foi a melhor relação custo-benefício, principalmente quanto aos preços de revisões e peças, maiores na CRV.
Ao contrário do que dizem, a RAV4 e a CRV (mesmo 0km) não são tão caras, quando consideramos o preço do mercado brasileiro (lógico que são caras, se compararmos com os seus preços lá nos EUA, mas eu moro no Brasil, certo?), pois a custo para manter é bem menor que os concorrentes. Ou seja, RAV4 e CRV 0km só compensam se for comprá-las e ficar, pelo menos 6 anos.... (ou mais).
Como o colega disse, eu também acho Subaru excelente (Forester, por ex), mas vale para quem mora em capitais. Quem mora no interior, complica.... isso chama-se CAOA....
Enfim, esta é a minha opinião.... ambas são excelentes, e a escolha definitiva fica pelo gosto da marca, dirigibilidade e afinidade com o carro mesmo. Ah.... só que a RAV4 é bem ruim de revenda, o que ocorre menos com a CRV.
Não troco minha RAV4 por nada mesmo...
J.