Sem preparação vai de samurai! Ele já está pronto, o q vc vai colocar é pneu e talvez um kit xcrawler! um guincho e um towbar, pronto uns 5k vc faz isso tudo!
Agora um jipe liso original: Pedaleira suspensa, bancos, direção mais macia ou hidraulica, freios a disco, hidrovacuo, santo antonio, e a lista cresce!
Em questão manutenção, é aquilo depende do teu pé! Meu cj não quebra, apesar q aqui ele tem fama de quebrador! O jipe vc acha em qualquer canto, ainda tem muitos rodando! Agora samurai só em site, ou lugares q vende peças para importado, p/ meu samurai vem pela suzucar ou alternativa, é online, ou peças adaptadas!
Samurai na trilha se comporta, em suma melhor q o jipe, mas aquele motorzinho 1.3 esgoela! Usei o samurai 1 ano nas trilhas e te digo q foi uma merda quando quebrou o feixe de molas, demorei um tempão para achar e o da dianteira quando quebrou tive q adaptar! Agora vou usar o jipe 1 ano em trilhas, ele já tem quase todos os itens básicos de trilhas! Vamos ver quem é o melhor, até o momento o cj, por ser conversível tá sendo melhor! Mas o samurai com A/C era tb bom!
Boa sorte!