Meus problemas parecem ser repetidos a muitos que estou lendo aqui e em outros sites (se eu tivesse lido isso antes).
Eu uso a caminhonete em percursos típicos de terra, entenda lama também, pouca estrada asfaltada, numa proporção de uns 70/30%.
Os percursos são longos, vai carregada e volta descarregada, em torno de 600 a 700 kg (mel em vidro). Algumas vezes passa um pouco mais do que isso.
Eu tive antes dessa S10 duas Hilux, uma 2008 e outra 2012, que troquei pela S10 pela insistência do vendedor da chevrolet e porque eu achava a Hilux fraca e com uma estabilidade um pouco complicada. Mas, as Toyotas nunca me deixaram na mão.
Os problemas com a S10 começaram cedo. Ruídos, troca de buchas, pivos, bielas e outras peças de suspensão, falha na turbina, queima dos leds da lanterna traseira e tudo isso com menos de 60 mil km. Mas, aos 60 mil tive que trocar a embreagem. Tudo bem que meu uso é um pouco forçado, mas 60 mil km para uma embreagem de um veículo de trabalho eu acho muito pouco.
Agora com 110 mil, a embreagem abriu o bico novamente. Da outra vez demorou 30 dias para chegar a peça. Não entendo porque se todos os dias saem S10 novas da fábrica, então eles tem as peças lá para montar mas não para troca?
Ou seja, a primeira embreagem durou 60 mil km, e a segunda 50 mil km.
O mecânico me disse que isso é normal dela, que em uso mais severo a embreagem é para uns 50 ou 60 mil mesmo. Chamei o vendedor na hora, já que ele me disse que a caminhonete era a mais robusta hoje do mercado. O resultado foi uma discussão dura entre vendedor e mecânico que rendeu até a mediação do gerente da concessionária, um contrapondo o outro.
Depois da discussão o mecânico irritado comentou que a oficina sempre tinha S10 com problemas de embreagem, e que ela era fraca mesmo. O clima pesou e o gerente ficou de ver o que ia fazer.
Enfim, me decepcionei com a S10. O motor é forte, mas também só para arrancada vazia, porque depois que você carrega ela a caçamba afunda, ela fica fraca e difícil de dirigir em velocidade, com a frente boba, pior do que era a Hilux que eu já não achava boa.
A Hilux com motor mais fraco tinha mais força carregada, apesar de também ficar com a estabilidade compremetida.
Minha pergunta é, tem alguma embreage que pode ser adaptada nela que dure mais?
Vi os colegas comentando que ela sofre com o pó, e a suspensão já está batendo novamente. O mecânico disse que não tem o que fazer, que isso é dela mesma. Confere isso?
O que vocês me sugerem? Trocar mesmo?
Agradeço a opinião dos colegas desta comunidade.