Pessoal fazem uns 30000 km que utilizo 4 amortecedores rancho na minha S-10 4x4 2001 2.8 cab simples e apesar do alto custo recomendo a quem quer ter o carro mais firme e estável. O modelo foi o Rancho RS 9000X, na frente foi o RS99123 curso 297mm e o da traseira foi o RS00190 curso 394mm.
Recomendo erguer a frente na barra de torsão e substituir o batente original pelo da pick-up corsa traseiro pois o rancho não tem stop hidraulico e o batente se torna mais um elemento elastico de amortecimento.
O custo saiu na epoca por uns R$ 1.800,00.
Com uns 20.000km tive porblemas com um dos dianteiros e forom trocados os dois em garantia pelo consultor da Monroe que é quem distribui aqui no Brasil. Atendimento 10.
Sds
Porque você teve que tirar a mola de carga ? ela regula a pressão do freio traseiro de acordo com o peso da caçamba....
Prezado a regulagem de pressão do freio traseiro é feita pelo dispositivo montado no eixo entre o diferencial e o feixe de molas direito ok, da para se ver na foto que anexei.
A mola de carga limita o curso da suspensão traseira impedindo a flexão do feixe. Lembre-se que a legislação exige capacidade de carga de 1000kg para pickups a diesel ok. Como não carrego 1000kg todo dia prefiro ficar com o conforto, evitando que a minha pick-up fique saltitando a traseira. De inicio coloquei um calço e aproveitei o grampo original, depois tirei o calço e coloquei um grampo novo.
Acredite faz diferença mesmo, pois a S-10 tem um conjunto de suspensões bem ruim como sai de fábrica a frente muito mole e caída na qual o amortecedor trabalha contraido com o seu curso prejudicado quando chega a pancada o pobre já não tem mais curso para absorver e deixa o trabalho para o batente que geralmente pula fora logo logo.
A traseira é melhor mais dura tem mais curso mas a mola de carga acaba limitando o curso e prejudicando o trabalho da suspensão.
O fabricante deve ter lá os seus motivos, afrente parece um confortavel automovel americano a traseira um caminhão de carga de 1000kg na hora de andar é que voce ve que não deu certo, ai sobra pra gente consertar.
Bom voce pode procurar qualquer revendedor Monroe pegar o catálogo e encomendar o apropriado para o seu caso.
Ou ainda se escolher Bilstein ligar pro pessoal da Offlimits e pedir um orçamento.
O meu eu troquei nuns pneus BFs 31x10,5 que comprei e tive que devolver, deve ter saído por uns R$1800.
1- é o mesmo esquema para a cabine dupla ano '99???
2- qualquer oficina de suspenção faz o serviço?
3- Vc fez o serviço aí mesmo em Macaé?
[ ]'s
Cara a modificação do batente é simples é só procurar uma dessas lojas que trabalham com suspensão e pedir pra fazer, de inicio os caras dizem que não dá mas se voce mostra a eles o que quer eles fazem e da tudo certo.
A cabine dupla, simples e a Blazer tem o mesmo esquema do batente.
Depende do uso.
No geral os Bilstein são amortecedores melhores, mas depende da aplicação.
Para um veiculo como um jipe que deverias andar devagar, basta um bom amortecedor que não esquente e perda a ação.
A grande vantagem do Rancho 9000 X é que voce pode mudar as caracteristicas dele deixando a suspensão mais firme ou mais confortavel.
Lendo sua explanação sobre a instalação dos amortecedores Rancho fiquei com uma dúvida.
Tenho uma S10 2003, ela veio com a mesma "solução" que foi criada para a Blazer (a partir de 2000/2001), qual seja, instalar-se um amortecedor adicional entre o eixo traseiro para tentar conter o balançar da carroceria. Se eu adotar a instalação desses amortecedores (estou pensando seriamente nisto), teria que trocar ess amortecedor adicional também?
No caso dos Bilsten eu, ainda assim, teria de fazer às mesmas modificações que vc implantou?
S10 Exceutive/2003/CD/TD 2.8 Intercooler