Postado originalmente por
alvarolara
Olá à todos !!! Acompanho o Forum já tem bastante tempo, limitando-me mais à ler do que escrever. Tenho uma S10, 2.4 flex, 2010, cabine simples, que utilizo a maior parte do tempo em rodovias de boa pavimentação, sempre com pouquíssima carga. Gostaria de alongar a relação final de marchas, afim de propiciar maior economia e silêncio. Sei que não pode ser uma mudança drástica, pois minha Pick-up não é das mais fortes, porem acredito que a relação original foi pensada para utilização com e sem carga máxima, o que deixa assim uma certa folga para que não carrega peso, alongá-la.
Conforme pesquisa no topico abaixo, localizei os dados de relação das diesel e flex:
eixo traseiro de S10
Minha intenção é a troca do conjunto coroa/pinhão da flex (relação 4,78 - 43x9) pelo conjuntocoroa/pinhão da diesel (relação 4,27 - 47x11). Fiz um estudo com ajuda do site da "sapinho cambios" (
Pagina nao encontrada – Sapinho Cambios Especiais) e cheguei num alongamento final da ordem de 12%:
Anexo 507246
Segue abaixo as comparações por marcha, de ambos os conjuntos de coroa/pinhão:
Anexo 507245
Anexo 507247
Anexo 507248
Anexo 507249
Anexo 507250
Anexo 507251
Anexo 507252
Diante dos estudos acima, minhas indagações:
1) Estaria este alongamento de relação final, de acordo com RPMxVelocidade adequado à motorização da Pick-up?
2) A substituição do conjunto Coroa/Pinhão da flex para diesel é "plug and play", ou seja, é só retirar um e colocar o outro?
Abraços,
Alvaro.