Postado originalmente por
csirani
Você arrebenta ela mais fácil rodando só dentro de cidade do que em estrada. O fato do sprint 4.07 não ter muito torque em baixa rotação faz com que a maioria arranque dando tranco na embreagem e isso é um veneno para a transmissão. Se não estourar o volante de dupla massa, a transmissão vai pagar o pato.
A maioria dos vendedores que passam por aqui que utilizam camionetes, possuem s10, algumas beirando os 400.000, os que trocaram de veículo recentemente, compraram novamente s10, sinal que para asfalto ela dá conta do recado.
Sem responder as indagações do colega Pequeno Jr. fica difícil deliniar se ela vai te atender ou não, mas coloco algumas considerações:
Estrada de chão não é o forte dela, se for de qualidade razoável até ela vai embora, mas com valas e buracos provavelmente o embuchamento vai pro espaço, como também há relatos de trincas na caixa em virtude de pancadas e torção do chassi.
A suspensão absorve muito bem impactos de pequenos buracos ou pedras, mas valas, buracos, borrachões, costelas de vacas e assemelhados se você facilitar ela vai enfiar a frente no chão.
O estilo navegar é preciso vai te pregar alguns sustos, mas você acostuma com o tempo, parte do balançar dela vem da direção hidráulica que responde muito rápido, qualquer mexida no volante ela já responde.
O sistema de acionamento do 4x4 é uma piada, a minha até os 90.000 km funcionou beleza, de lá pra cá depende da lua, experimentei até trocar o motor de acionamento e a válvula do vácuo. Melhorou, mas ainda não está essas coisas.
Você vai conseguir bastante peças fora das concessionárias, o que barateia a manutenção, mas fuja das muito baratas, só vão te dar dor de cabeça. Cuidado com as anteriores a 2003 ( não me recordo exatamente quando a GM trocou a getrag pela eaton ), pois a transmissão é importada e qualquer problema é difícil conseguir peças aqui no brasil, se conseguires importar custam a preço de banana nos Estados Unidos, mas aqui vai um rim e o fígado.
Questão de ergonomia é uma questão de gosto pessoal, por isso é necessário andar em todas e ver qual mais lhe agrada. Verifica questão de mercado na tua região, pois aqui na minha região, pelo que pedem por s10 2001 você consegue comprar uma frontier 2003-2004, por pouca diferença.