Postado originalmente por
schmtz
Acabei tendo que substituir, direto da concessionária, minha Sportage 2000/2001TDI por uma Tracker 2001 TDI.
Gostaria de saber se os motores diesel de todas elas, ao menos para os produzidos nesse ano (2001), na General Motor Argentina são todos com este motor Peugeot, ou tem motorização de outra marca?
O veículo ainda encontra-se na concessionária para vistoria da seguradora e uns pequenos retoques de pintura, tipo martelinho de ouro, onde se aplicável, e instalação do aerofólio trazeiro.
Mas nos 2 dias que fiquei com ela, para testar e verificar se servia aos meu propósitos, verifiquei que a Bomba injetora era da DENSO com 3 ou 2 encaixes de conectores externos, que na tomada de ar, próximo ao intercooler, há uma borboleta dosadora de entrada de admissão do ar que vai para o turbo, que faz conjunto com o intercooler em uma peça em alumínio, com o intercooler com um melhor acabamento e fixação do que ocorre na Sportage.
O motor é bem silencioso, como o da Sportage, mas arranca da imobilidade, absurdamente melhor e mais rápido do que o TDI da Sportage, e faz retomadas de velocidade também muito melhores, mesmo dando o desconto de que na Sportage eu havia colocado pneus 235/75/R15, para um câmbio que já tem a Primeira marcha muito longa para um veículo 4x4.
A impressão geral do carro é boa, apenas o conforto interno, principalmento os dos assentos, que perdem de longe para os da Sportege, muito mais largos e macios, inclusive para o banco trazeiro, que só perde para o da Tracker/GV pela opção de reclinar, inexistente na Sportage.
No IPVA consta potência de 87CV, muito semelhante ao da Sportage de 86CV, e no manual do proprietário é indicado que é um motor diesel RF, a mesma indicação no manual da Sportage.
Uma das diferenciações entre o motor RF para o RHZ, consta no manual, pela posição da vareta de medição do nível do óleo lubrificante do motor, que para o motor RF fica bem na frente do motor e no RHZ fica posicionada lá pelo meio dele...
Não ví nenhum módulo de gerenciamento de potência, mas é fácil presumir que a Bomba Injetora é de gerenciamento eletrônico, pois nela não há o LDA que nas Bombas Injetoras mecânicas faz o surimento adicional de débito de combustível acionado diretamente pelo aumento da pressão do Turbo quando começa a soprar forte e por consegunte pressiona o diafragma do LDA que libera uma maior dosagem de diesel para manter a proporcionalidade da adequada relação estequiométrica entre as massas de AR e COMBUSTÍVEL.
No motor da Sportage, com Bomba mecânica, o turbo demora mais para entrar, só à partir de 2.000 RPM, já na Tracker pareceu entrar em funcionamento bem antes, por volta de 1.500 RPM e a 2.000 RPM sopra tão forte como o motor da Sportage a 3.000 RPM.
Apesar da indicação oficial, constante tanto no manual do proprietário, como também no IPVA de 87CV, será que pelas descrições que faço aqui, poderia este motor ser o mardito RHZ de mais de 100 CV? E neste caso, seria o tal Peugeot?
Verdade seja dita, tenho o pé pesadão, e do jeito que a Tracker andou, tanto em manutenção de velocidade em subida, reaceleração e arrancada, não daria prá imaginar que apenas 87CV fossem capaz de fazer tudo isso não...
Caro Licharles, como descreví o motor da Tracker, tendo Bomba Injetora DENSO, borboleta dosadora da aspiração, que vai para o turbo, e 2 ou 3 conectores no tôpo da BI sem um LDA visível, este motor pode ser este complicado peugeot? O alternador está do lado esquerdo para quem está de frente para o motor, igualzinho aos RF da Sportage, só que com 75 A/h contra os míseros 45 A/h do motor RF da Sportage.
Poderia me informar melhor?
Desde já muito grato por sua atenção, e um bom 2008 para todos os participantes do Forum.