Postado originalmente por
Hilton César Barbosa
Amigos. Gostaria de colocar abaixo o e-mail que acabo de passar à GM, já que o Licharles fez a gentileza de colocar o e-mail deles aqui.
Há cerca de 1 ano comprei uma Tracker 2001/2002, já com o motor Peugeot 110cv. O veículo foi adquirido na Nova Veículos, concessionária Chevrolet de São Paulo. Um veículo que me agradou em muito. Conforto, economia, itens de série, segurança com os ABS/EBD, além do fato de ser um valente 4x4 diesel.
Fiquei, assim como todos os que possuem uma Tracker 2001 a 2004, muito satisfeito com a notícia de que voltariam a trazê-la da Argentina e com preço bastante competitivo.
Mas comigo, aconteceu o que tem acontecido com quase todos os possuidores deste SUV: a famigerada lâmpada amarela "check engine" que acende por 'trocentos motivos e perde a potência, trabalhando em modo segurança (abaixo de 2500 rpm). E, como vocês já devem saber, é um problema de difícil solução. Não conheço um só possuidor de tracker que tenha resolvido este problema de forma definitiva levando o carro à concessionárias Chevrolet. Basta procurar na internet e verão muitos e muitos consumidores insatisfeitos com a falta de solução definitiva por parte da GM, cito alguns: comunidade tracker do orkut, companheiros do forum 4x4brasil (site Nr 1 em 4x4 com mais de 15.000 cadastrados, fora os visitantes). Simplesmente dizer que o diesel comercializado no Brasil não é de boa qualidade não é justificativa já que diversos outros veículos de outras montadoras rodam sem problemas com esse mesmo combustível. As manutenções previstas no manual são feitas. Como disse, a minha tracker foi adquirida de concessionária GM. Será que essa concessionária, que aliás é muito bem conceituada pela GM, não fez a manutenção padrão quando me vendeu o veículo?
Meu carro inclusive já voltou à concessionária Nova Veículos para fazer a instalação do pré-filtro e alguns aterramentos, que deveriam ter sido instalados quando me foi vendida. Não depois de eu ter dores de cabeça indo atrás da solução de problemas que a GM deveria ter me oferecido.
O que normalmente se ouve e que a tracker é tratada pela GM brasileira como um filho bastardo, já que o veículo, como todos sabemos, nada mais é do que o Gran Vitara, da Suzuki.
Pois bem, eis que surge uma luz no fim do túnel, uma esperança para nós trackeiros: o cidadão chamado Licharles, mecânico de uma Bosch da cidade de Botucatu/SP. Tem ocorrido uma romaria até este rapaz, que aliás, possui uma tracker também, e que por ser um mecânico muito capacitado e interessado foi atrás da resolução do problema. E, pelo que temos vistos em depoimentos dos que lá foram levar as suas trackers, todos têm saído de lá satisfeitos (vide:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...racker&page=10 ), muito embora não tenha ficado barato essa solução.
Faço algumas perguntas:
1 - Por que a GM não oferece à nós, proprietários de tracker, a solução definitiva? Será que é porque têm a solução definitiva?
2 - Se não têm pessoal capacitado a resolver o problema por quê não contratam o Licharles para lhes dar assessoria? Não é importante resolver o problema e dar satisfação aos clientes mesmo que para isso tenham que recorrer a alguém de fora da GM?
3 - Se a GM não resolve o nosso problema por que não facilita de alguma forma para que a gente recorra à Bosch de Botucatu. Afinal de contas Botucatu não fica ali na esquina de todos os proprietários de tracker. Eu, por exemplo, estou a 380 km de Botucatu, que acredito tem a solução para minha tracker também.
Sinceramente? Acho que a GM deveria bancar a solução deste problema que, sem dúvida, atinge cedo ou tarde a todas as tracker. Pelo menos as de motor Peugeot.
Acho muito importante frisar que esse problema não ocorre por manutenção mal feita, não ocorre por descuido ou negligência do proprietário. Ocorre, a meu ver, por falha de projeto, por não "tropicalização" do veículo por parte da GM.
Em resumo: Este problema não fomos nós que criamos. Foi a GM que nos deu. Cabe a ela dar a solução! Não é lógico???
Isso é um desabafo? Pode ser. Mas estou sem razão? Acredito que não. E acho que é meu dever, como cidadão, pedir a solução definitiva. E mais, devo pedir que os que pensam como eu que façam como eu.
No aguardo de uma resposta, me coloco à disposição para esclarecimentos que julgarem necessários.
Muito obrigado.
Hilton César Barbosa -
35-3423-5056 / 35-8853-2927
Obrigado Licharles. Como te falei por telefone outro dia, espero um dia resolver o problema de minha tracker aí com você. Quanto à sua esposa, tenha fé e paciência. Minha esposa passou por isso no ano passado. Repouso absoluto e esperar o tempo fazer a sua parte. Hoje sou o feliz pai de um casal de gêmeos de 7 meses, além de proprietário de uma tracker. Um abraço a todos o companheiros do forum. Com alguns eu já troquei e-mail. E um FELIZ NATAL a todos!!! Sejamos felizes!!!