Hoje fui buscar o bocal na Cromadora Jota (Rua Joaquina Ramalho, 1327-Vila Maria, portal www.cromadorajota.com.br). Achei que o trabalho ficou beleza. Optei por uma banho de cobre por conta da maior resistência à ferrugem. Gastei R$ 95. O pessoal fez o serviço preservando a proteção de borracha externa do bocal, o que achei legal. Os telefones de lá são (11) 6909-1283/1065. Como moro na zona norte de SP, para mim ficou mais fácil a realização do serviço na V. Maria. Tem um montão de gente que faz galvanização aqui em SP, é só escolher a mais perto de casa. Os preços não variam muito.
Quanto à oficina que retirou o bocal para eu pudesse levar para a galvanização fica na Rua Tanque Velho, 564, telefone 6951-3061. O proprietário é o José Luis, sujeito boa praça que só. Como a oficina dele vive lotada, é bom fazer o contato telefônico primeiro para agendar um dia para a retirada do bocal, que não leva mais que 15 minutos. Depois é só trazer que ele recoloca. Me cobrou R$ 20. Ele coloca umas presilhas no tubo de abastecimento, ladrão e retorno para que o carro continue circulando sem problema de contaminação do tanque por poeira ou água. Se colocar diesel até 3/4, dá para andar um bocado até que o bocal fique pronto para recolocação.
Bom lembrar que a deterioração do bocal não é privilégio das Tracker. Isso acontece com os Toyota, Land, etc. O Bitleo deu a idéia de colocar um tubo plástico ou de borracha para proteger das pancadas que os frentistas dão no bocal. Olha, acho que não é impossível, mas também não é uma tarefa simples porque o respiro do abastecimento fica com a abertura na parte superior do bocal, próximo à entrada do combustivel. Lateralmente e mais abaixo, tem outro furo que interliga as mangueiras que servem de respiro e retorno. Fora isso, o bocal possui um diâmetro de abertura superior maior que a inferior, diferente dos bocais dos caminhões, onde o bocal é da mesma dimensão do começo ao fim. Acho que não é impossível, mas exige uma manobra considerável para a instalação de mangueira que não dobre na extremidade mais fina. Vamos seguir pensando no assunto.
No mais, a minha Tracker continua esperta. Ainda não fiz nenhuma viagem com trajeto mais longo, mas já deu para sentir a diferença.
Aí Mauro. Vou monitorar o consumo, mas de cara, acho que o consumo da sua Tracker é de pé pesado no acelerador. Acho que dá para fazer mais que 12 km/l. Comecei a fazer um acompanhamento hoje. Depois conto como anda o consumo de diesel. Tenho respondido uns emails de pessoal que está com os mesmos problemas que nós tínhamos antes Licharles (aL). Depois Licharles (dL), as coisas se tornam bem mais simples. Mais que nunca, a minha posição é que mais vale um encaminhamento da Tracker até "Botucatur", que ficar pelejando nas concessionárias da GM, sem solução. E o Ricardo, já recebeu a Tracker de volta? Não vejo mais nada dele aqui no tópico.
Por enquanto, viva o Licharlesmecânico oficial das Tracker diesel.Vamos pensar em um encontro das Tracker para reunir o pessoal e trocar informações, bem como, bebericar um chopinho.