Bom dia, temos uma D10 1979 há muitos anos na família. Após a instalação do kit original de direção hidráulica começamos a olhar cada vez mais para o câmbio.
Ela possui motor Perkins e uma caixa seca 4 marchas, alavanca no assoalho, ambos originais. Pelo que pesquisei a caixa é o modelo Clark 260F, isso procede?
Essa semana resolvemos finalmente trocar a cremalheira e, aproveitando a retirada da caixa, resolver um vazamento de longa data no retentor da saída da caixa para o cardã. Mas agora que está tudo desmontado estamos pensando em fazer um upgrade passar para um câmbio 5 marchas. O câmbio atual sofre muito da 3ª para a 4ª na estrada pois são muito distantes.
Nossas dúvidas são:
1- Qual o modelo de câmbio certo, para casar com o motor Perkins?
2- Sei que o câmbio que procuramos foi usado em vários modelos, tando na Ford(F600) quanto na Chevrolet(D20). Existe alguma versão melhor, que já venha com 5ª drive ou alguma outra vantagem?
3- Sinceramente, não sei o modelo do diferencial nem a relação que ele usa. A alteração da relação do diferencial é obrigatória para esse upgrade da caixa ou só no caso futuro de instalarmos uma turbina?
se ai é uma D10 original, seu cambio é um 240f, com re junto a terceira, pra acabar com o buraco entre a 4 e a terceira, que em serra é fogo, quarta não aguenta subir e terceira urra surgiu o 240v o 5 marchas da D20, e não se engane, o do caminhao é 280V um cambio bem mais reduzido, ja cambio over drive não é uma boa opção poiso diferencial e longo e o motor n~~ao tem potencia pra levar um 5 longa com o diferencial longo, receita mais barata e simples, e ate deixar seu cambio turbinar o carro e colocar coroa e pinhao 15x39, ai anda muuito bem, eu tenho nas minhas a anos, caso precise de mais alguma coisa é so me procurar