Postado originalmente por
Mattana
Bom dia amigos, a quem interessar segue, alguns prós para comprar a S10.
Antes de tudo, vale ressaltar que temos aqui um projeto mais antigo, já com alguns cansaços pela idade surgindo, porém, qdo compararmos ao que o mercado oferece na atualidade, ainda supera diversas concorrentes em vários aspectos.
Fechando agora 3.000km com minha S10 HC, venho dividir alguns pontos positivos que ela dispõe ante as últimas picapes que possuí, Hillux, Ranger e Frontier e as demais que já andei.
O motor e a resposta são excepcionais qto o quesito for desempenho, arrancadas e retomadas em baixas velocidades são excepcionais, deixando todas as 4cc e 5cc para traz, se não for v6, não tem chance com ela, se fuçar no motor, v6 original passa sufoco.
Partida remoto nos dias de calor intenso é algo a se vangloriar, embora já esteja na linha a muitos anos, poucas marcas dispõe na atualidade este recurso.
Direção elétrica é muito bem calibrada e tem zero vibrações na coluna, na Frontier por exemplo, a vibração, mesmo sendo baixa, é constante, o que pode incomodar os mais atentos.
My link tem funções agradáveis e inteligentes, comunicando-se bem com a central da S10, como reduzir a velocidade do ar condicionado para baixar ruído ao enviar uma msg ou ligações, diversas configurações de dirigibilidade ou, o posicionamento da tela multimídia que foi pensado para evitar ofuscamento pelo Sol, parece bobagem, mas quase todas as picapes tem centrais muito inclinadas que ofuscam e dificultam a visibilidade em certas horas do dia pelo excesso de luz solar.
Espaço Interno, pra quem como eu, tem seus quase 2m e 130kg, o espaço faz toda diferença, e aí é onde a S10 se destaca, tanto a parte frontal a largura é mais ampla e acomoda melhor, parte traseira o espaço é ainda maior.
Design e qualidade nos materiais de acabamento se destacam, na versão HC isso vai além, couro, alumínio, carpete nos porta objetos de portas, para redução de ruídos entre outros, fazem a diferença. Já o design é uma questão de gosto, na versão atual HC, pra mim foi/é a S10 mais bonita já feita, isso levo muito em consideração, talvez eu teria uma versão LTZ mesmo não gostando da frente dela, mas LT já não, andar em carro que se acha feio, é sofrido, por isso escolhi e escolheria a versão HC todas as vezes, pois além da frente se destacar, a traseira e o Santo Antônio exclusivo trazem um visual clean e agradável, além de deixar a traseira mais cheia e elegante.
Espaçamento para pneus AT quando coloquei há alguns meses atrás, pneus BF, tive tranquilidade de colocar o que queira, pois no site inclusive BF goodrich era sinalizado como a única picape a aceitar pneu 285/65 R18 sem adaptações, todas as marcas/modelos demais, não comportam tal pneu sem adaptações, como gosto de deixar a suspensão original em todas as picapes, poder usar uma medida tão grande, deixou ela mais macia, estável e linda do que nunca.
Suspensão vale ressaltar que pode não ser a melhor da categoria(na minha opinião Frontier), mas comparada as que possuem o sistema tradicional por feixe de mola, considero o seu desempenho excelente, se for viagem em asfalto de qualidade então, se tem o carro na mão o tempo todo e com muita segurança, em trechos esburacados e chão, tem bom desempenho.
Frenagem de emergência achei um recurso valioso para trânsito urbano, seja para fluxo de veículos ou, quando se tem muito pedestre desavisado atravessando fora da faixa pela frente(desde que não seja meliante), não lembro agora se temos mais alguma picape que dispõe deste recurso no momento além de S10 e Ranger.
Até o momento estou satisfeito com a escolha que fiz, sem nenhuma reclamação a ser registrada.