Me desculpe na demora em responder, problemas de saúde estão me tirando momentaneamente de "operação".
Mas bem, veja só. O que ocorreu com minha então Blazer. Aliás, mesmo com suas limitações, foi um dos meus melhores carros.
Cerca de 1 1/2 há 2 anos após a instalação começaram a ocorrer os tais estouros. Eles foram aumentando de intensidade até que a tampa do corpo da borboleta (assim ela foi chamada), uma peça em forma que lembra uma "gota" enviesada e que se acopla ao admissor de ar, soltava-se à medida que ocorriam os tais estouros. Em um destes, chegou mesmo a quebrar um alojamento de um dos seus parafusos (se não me engano havia dois e duas presilhas). Inclusive, graças à existência de duas presilhas eu perdi a tampa toda. Com a seqüência de eventos veio o rompimento da caixa de filtro de ar (você deve inspecioná-la se isto já não ocorreu o que pode tornar difícil a regulagem do kit gás).
O detalhe fica por conta da caixa de filtro de ar. Ao procurar em concessionárias (preços completamente ensandecidos), vaguei em outras lojas sem encontrar. Então, fui a "desmontes". Qual minha surpresa em saber que a procura da caixa era freqüente. Perceptivelmente via-se que o problema era mais do que usual.
Assim, qual a você, fiz uma peregrinação em várias instaladoras, pois onde instalei (instalação muito boa por sinal, esteticamente falando), já não nem mais existia. Em todos os lugares senti que os "caras" sabiam instalar, mas eram "analfabetos" em conhecer a fundo o funcionamento e problemas da adaptação do kit gás. O resultado eram despesas e frustrações com as inúteis tentativas dos "mexãnicos".
Então, após consultar quem mais usa o kit no Rio (taxistas), fui a Gáscar. Lá, procurei o dono (Rogério), excelente mecânico e muito atento aos problemas. Recordo-me de uma frase dele que é lei para a adaptação funcionar bem; "para o carro estar bem a gás terá de estar bem à gasolina".
Parece baboseira mas não é. Muitos instaladores negligenciam em como está o carro antes da adaptação, depois é que procuram os defeitos que na certa vão advir.
Bem, eu não precisei trocar as velas mas sim os cabos (com recomendação do Rogério que nem pensasse nos de “silicone”). Foi feita à regulagem das velas e ele descobriu que o variador de avanço estava parcialmente desligado ou mal configurado. Sugeriu-me (e vc deve pensar nisto), que eu trocasse o filtro de ar original por um "esportivo", pois este é mais resistente às pressões diferenciadas, e elevadas, do gás.
O carro ficou muito bom, nem parecia que usava gás.
Sugiro, ainda, se estiver no Rio, vá a Gascar (Avenida Brasil, pista de subida, após o quartel da aeronáutica). Chegue lá cedo e procure o Rogério ou seu irmão. Caso negativo, que procure um mecânico com "M", que tenha feito curso específico, não só de instalação, preferencialmente aqueles que ostentem diplomas da Bosch, Marelli e outras fabricantes de kits famosos.
Eles têm de entender bem de mecânica, saber bem quais os problemas que os carros apresentam com a adaptação, e cada carro tem o seu problema. Para vc ter uma idéia, os "franceses" tem limitações com as adaptações exatamente porque a resistência do polímero (plástico), usado nesta bendita tampa, é bem menor àquela dos motores Vortec (que talvez seja o melhor na adaptação).
Dizem agora que os Fiat (e mesmo a Volkswagem) estão com os mesmos problemas, devido a “econômia” em plásticos de menos resistência.
Especificamente, informe sobre a retífica pois não é impossível que ela - apresentando uma variação de compressão após feita - esteja tendo alguma influência na regulagem do kit.
Em suma: procure uma boa oficina, porque a economia, vale a pena.
Boa sorte!