
Postado originalmente por
lfschmitz
Só uma ressalva: precisas ter em mente que estás fazendo uma troca, não apenas de carro, mas também de CONCEITO de carro.
Não espere de uma S10 2.4 a dirigibilidade e o desempenho sequer próximos ao de um 408, ok? Relação peso-potência bem inferior, centro de gravidade alto, conceitos de suspensão orientados para o trabalho em detrimento do conforto e câmbio manual meio rústico cobram um preço alto para entregar a robustez que provavelmente procuras. Principalmente, pesquise bastante para conhecer o conceito de oversteering, ou sobresterço; como a imensa maioria das pessoas sempre dirigiu carros com tração dianteira, mudar para um veículo com tração traseira e eixo rígido apoiado em parrudas molas semielípticas pode provocar sérios acidentes na primeira curva em piso molhado.
Se for tua primeira picape, reflita bem, dirija um trecho que inclua estradas ruins e aclives, e considere que a maioria das mulheres não curte a falta de conforto (minha ex vivia reclamando dos solavancos da minha jabiraca - mulher gosta de carro alto mas macio e com comportamento mais amigável, por isso se vendem tantos pseudo-SUVs).
Apenas se aprovares essas características de projeto e estiveres disposto a pagar o "preço" pela robustez do carro, estás apto a te tornar "picapeiro".