x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de Th Cerga
    Entrada
    03/05/2004
    Local
    Região de Campinas/SP
    Posts
    621
    Agradecimentos: 0

    Feixe de molas da S10




    Ola amigos....hoje estava com meu pai na S10 dele e nos deparamos com uma triste realidade....roubaram o estepe do homem !!! Pois é fomos trocar o oleo da caminhonete e quando a viatura subiu no elvador vimos que levaram o Firestone FSR 235/75 R15 zero Km !!!

    Dai olha aqui...repara ali e pum !!!! vimos que os dois feixes de molas (lado direito e esquerdo) tem algumas laminas quebradas ou trincadas...agora a duvida...o que pode ter ocasionado isso..logo mais posto as fotos...

    No lado direito a 2 lamina esta quebrada, a 3 esta toda torta e trincada perto do jumelo traseiro.

    Fomos num "moleiro" em seguida e o cidadao falou que era pela idade da caminhonete (1998)..nao acreditei muito, mas disso eu nao entendo...ainda !

    Gostaria de saber a opiniao de voces para esse(s) acontecido(s).

    Ate

  • #2
    Cerga.

    Cetamente os outros colegas irão concordar que idade não seria bem o motivo pincipal do problema. O tipo de aço - se original - das molas é bem resistente à corrosão e agüenta por muito tempo areia e lama que acaba por incrustar entre as laminas.
    Creio que foi mais a fadiga do aço, certamente provocada pelo uso forçado, que oacasionou às rupturas mencionadas.
    Vc não informou se ela é a gasolina ou a diesel.
    Porque se a gasolina o peso máximo de carga é inferior àquelas a diesel.
    A suspensão traseira da S10 é tão ou mais resistente do que qualquer outra pik-up dp mercado (ao menos isto)



    S10 2003 - Executive - 4x4 - 2.8l CDTDI - "O terror das sete lamas".

  • #3
    Usuário Avatar de Th Cerga
    Entrada
    03/05/2004
    Local
    Região de Campinas/SP
    Posts
    621
    Agradecimentos: 0
    Joao Pedro ...

    A S10 é V6 Cab. Extendida....

    Se fosse pela idade, acredito que todas elas iriam quebrar ao mesmo tempo..afianl entendo que foram montadas na mesma hora.

    O fato é que na caçamba tem 2 cilindros de GNV (mais ou menos uns 200 Kgs, segundo o instalador), e a traseira "desceu" um pouco por isso...

    Sera que esse foi o uso forçado ? Afinal 200 Kgs TODOS OS DIAS nas costas.......

    Cerga

  • #4
    Tá explicado. 200Kg 24 horas por dia. Uma vez um caminhoneiro me disse que na época do frio e chuvas aumentar a incidência de laminas quebradas.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Bem, aí é caso a considerar e está coerente com o que eu disse antes. Ou seja, tempo + tipo de uso.
    Mas,se bem que há um detalhe. Uma S10 V6 tem como carga máxima 750Kg (se não me engano), minha Blazer permitia 650Kg e tinha 2 cil. de 16 e 07 cm3, respectivamente. Isto daria algo em torno de uns 120kg e ela foi bem usada, ficando comigo 03 anos. Aos finais de semana ela ia com com toda a família pra roça. Nunca tive problemas.

    O peso do cilindro não deve ser descontado da capacidade total da cabine (passageiros). Portanto, acho que 200kg sobre os 750Kg da capacidade da S10 não deve fazer assim grandes diferenças, ainda mais que, geralmente, este peso é assentado próximo à cabine.

    Andei com um peso de aprox. 200kg para assentar a traseira de minha S10 (era uma metade de camara de ar de trator com areia), só reteirei pq estava ocorrendo um desgaste maior no protetor da caçamba, mas penso em recolocar pois os resultados foram bons.

    Mas vcs ter razão, o peso mais o tempo devem ter cobrado seu preço às lâminas.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    22/01/2005
    Idade
    39
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    arriar, por causa dos cilindros, arria, mas quebrar......

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O frio causa ruptura de feixes sim. Eu trabalho numa empresa que possui uma frota de caminhões sempre novos e já vi isso em algumas carretas no inverno quando andavam com excesso de peso. Mas em caminhonetes é a primeira vez!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    19/02/2006
    Idade
    59
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Natural que no frio haja uma contração do material podendo causar ruptura pela falta elasticidade, principalmente com peso forçando o conjunto..

    Em relação a idade do veículo não concordo. Minha verdona é 97 e fiz uma revisão no final do ano passado e foi preciso somente instalação dos separadores e troca de um jumelo por pequena folga na bucha(poderia ficar mas resolvi trocar).

    O fator peso, mais condição climática colaborou para a quebra da mola. Quanto a entortar pode estar relacionado a folga nos jumelos e tipo de utilização.

    sds

  • #9
    Pessoal as molas precisam de retorqueamento dos parafusos com regularidade.
    Impressionante como ficam frouxos os parafusos.
    Tambem existe o desgaste das pastilhas que ficam entre as molas.
    Limpa-las bem tambem ajuda pois nas revendas colocam graxa para parar de ranger, quando o certo é trocar as pastilhas e repertar tudo.
    Colocando graxa junta areia e detritos e gasta mais rápido a pastilha.
    Sem falar que um certo atrito entre as molas é previsto no projeto.
    Sds

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. SUSPENSÃO DO JEEP COM MOLAS HELICOIDAIS E FEIXE DE MOLAS
      Por Jameson Andrade no fórum Jeep Willys
      Respostas: 190
      Última resposta: 24/08/2023, 12:31
    2. Respostas: 12
      Última resposta: 09/12/2009, 23:12
    3. duvida sobre feixe de molas e calço da carroceria
      Por Santoro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 26
      Última resposta: 08/05/2004, 21:55

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade