Bom dia pessoal !
Comprei uma BONANZA 4.1 - Gasolina 1990. A relação que tá nela é 11/43
O câmbio é 4 marchas a frente.
Gostaria de deixá-la mais elástica. A primeira marcha é curta demais. Qual a relação que poderia melhorar isso ?
Desde já agradeço.
Eu tenho um motor Maxion S4 turbinado com intercooler câmbio primeira pra traz relação 3:15.
Gostaria de alongar para 2:60 vale a pena não fica lerda pra sair ?
Está em uma veraneio pneus 235/75 r15
Eu tenho um motor Maxion S4 turbinado com intercooler câmbio primeira pra traz relação 3:15.
Gostaria de alongar para 2:60 vale a pena não fica lerda pra sair ?
Está em uma veraneio pneus 235/75 r15
pode fazer sem medo, eu tenho duas com 2.60, ambas com pneus 255/75/15, anda bem e quando precisa de forca a primeira pra traz resolve, continuo saindo de segunda, as minhas turbo intercooler tb, porem perkins, ou quase maxion kkkk
Olá amigos tenho uma c10 adaptei o motor da d20 perkins q20b tou usando câmbio 260f 4 marchas e diferencial da bonanza relação 11x43
Trabalho Com passageiros ando com carro pesado tá fraco usando muito a primeira marcha quero informações pra melhorar e não ficar forçando o motor?
Olá amigos tenho uma c10 adaptei o motor da d20 perkins q20b tou usando câmbio 260f 4 marchas e diferencial da bonanza relação 11x43
Trabalho Com passageiros ando com carro pesado tá fraco usando muito a primeira marcha quero informações pra melhorar e não ficar forçando o motor?
O primeiro passo é verificar se o motor está entregando a potência que deveria. Se bomba e bicos estiverem em dia, o segundo passo é escolher entre trocar a relação por uma mais curta, colocar um câmbio de 5 marchas ou turbinar o motor e abrir a bomba injetora (uma volta num motor desses turbinado já muda muito o cenário).
Como o teu diferencial é 3,92:1, o passo acima seria o 41x10 (4,1:1), mas pra realmente sentir diferença ao dirigir provavelmente teria de colocar um 41:9 (4,56:1) - editei o post porque achava que precisaria mudar também o porta-satélites, mas na verdade o 3,92 já usa o modelo "caixa alta", para relações reduzidas - é a partir do 3,73 que usa a caixa baixa.
Tem de observar que, mudando a relação de diferencial, tua última marcha também ficaria mais curta; o trânsito em rodovias seria um porre, com rotação alta e pouca velocidade final.
A alternativa de uvar um câmbio de cinco marchas exigiria adaptações e não é barato; só vale a pena se na tua realidade precisas de uma primeira bem reduzida pra arrancar (muita carga, aclives acentuados, algo assim).
Então, me parece que o melhor custo-benefício está em turbinar o motor. Se não me engano, a Embrepoli fabrica também para o Q20B uns kits bem fáceis de instalar - e para motores desse tipo eles usam uma turbina similar à K16, pequena e valvulada. Para ter uma idéia, no MWM 229 da minha picape o manômetro do turbo já começa a subir a 1000-1100rpm, batendo 1,6bar com pé embaixo a 2600-2800rpm. Tem MUITA força em baixa rotação.
4X4 Brasil
Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II) L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
F100 1978 (Jurema) - MWM 229-4 à espera de um milagre