1) Tirando o cheiro dentro da cabine, minha Tracker apresentou problemas semelhantes aos 74 mil km ( após a viagem, ela está com 74.600km): fumaçava de vez em quando, não tinha força e na estrada não consegui passar de 120 km/h e ao comparar com outro tracker que estava na oficina, o meu motor era muito mais barulhento.
2) Não havia vazamento de óleo ou água, nenhuma lampada acendia e não esquentava.
3) Fiz flushing, limpeza de sistema de injeção, troca de velas, filtros, limpeza de tanque de combustível e nada.
4) Eu só descobri o que era quando o carro ficou 1 semana e meia parado fazendo lanternagem e aguardando um vidro de porta. Ao ligar, ouviu-se um barulho de metal batendo e o medo veio logo: retífica...5mil de preju, mais 2 semanas parado...vou colocar óleo de transmissão e vender...essas coisas. Além disso, o mecânico disse que teria que abrir o motor para verificar.
5) Ele retirou o carter e logo de cara constatou que havia muita crosta no motor. Desmontou o comando de válvulas e retirou o cabeçote. Novamente, ficou claro o problema: o motor estava muito carbonizado. As válvulas não estavam fechando direito e a queima não era feita de forma correta.
6) Ele então fez a limpeza e a descarbonização. Paguei no total 960,00. Só a descarbonização foi 650,00.
7) Quando liguei o carro já vi a melhora no barulho, sem nenhum tipo de metal com metal. Viajei este feriado e o carro chegou fácil a 140km/h e fui até a 160km/h. Nas subidas, ele mantinha a velocidade. Como eu fiquei testando em alta velocidade o consumo final ficou em 8,96km/l. Vou viajar neste finde, mas manterei a velocidade de 110/120 km para ver o consumo.
8) Como cada motor teve exigências e manutenções diferentes, pode ser que seu problemas não seja igual, mas cabe verificar junto ao seu meca, se uma limpeza/descabornização dessas não resolveria o problema, pois o custo é bem inferior ao de uma retífica. No meu caso, resolveu e até desisti de vender o carro, pois ele está muito bom, dá até gosto de viajar com ele.
Boa sorte e abraços.