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  • #553
    Usuário Avatar de Acreano
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    DESALINHAMENTO: Minha S10 LT 12/13 está apresentando um problema recorrente. Está desalinhando no volante, quando passa por algum piso que tenha mais irregularidade, estrada de terra e pequenos buracos. Já relatei na ccs e é refeito o alinhamento mas é só passar em piso mais irregular, que perde o alinhamento. O volante gira sempre pro lado direito, como se estivesse girando em falso. Está com 40mil km. Alguém já teve este problema e conseguiu resolver?
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  • #554
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    Citação Postado originalmente por Acreano Ver Post
    DESALINHAMENTO: Minha S10 LT 12/13 está apresentando um problema recorrente. Está desalinhando no volante, quando passa por algum piso que tenha mais irregularidade, estrada de terra e pequenos buracos. Já relatei na ccs e é refeito o alinhamento mas é só passar em piso mais irregular, que perde o alinhamento. O volante gira sempre pro lado direito, como se estivesse girando em falso. Está com 40mil km. Alguém já teve este problema e conseguiu resolver?
    A minha ficou com o volante desalinhado um tempo mas foi por incompetência do alinhador mesmo. Depois refiz e zerou.

    Isso deve ser alguma folga ou o cara não apertou alguma coisa direito...
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  • #555
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    Citação Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    A minha ficou com o volante desalinhado um tempo mas foi por incompetência do alinhador mesmo. Depois refiz e zerou.

    Isso deve ser alguma folga ou o cara não apertou alguma coisa direito...
    Ontem deixei na ccs e foi refeito o alinhamento e todo o reaperto da direção e marcado as partes do setor para ver se está deslocando quando em terreno irregular.
    Vamos aguardar, rodar e ver o que vai dar.
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  • #556
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    leve num lugar proprio de alinhamento, isso eh incompetencia de ccss

  • #557
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    Citação Postado originalmente por Acreano Ver Post
    DESALINHAMENTO: Minha S10 LT 12/13 está apresentando um problema recorrente. Está desalinhando no volante, quando passa por algum piso que tenha mais irregularidade, estrada de terra e pequenos buracos. Já relatei na ccs e é refeito o alinhamento mas é só passar em piso mais irregular, que perde o alinhamento. O volante gira sempre pro lado direito, como se estivesse girando em falso. Está com 40mil km. Alguém já teve este problema e conseguiu resolver?
    caro acreano, ontem na css perguntei essa sua duvida a um mecanico, nao é o que faz alinhamento. mas obtive a seguinte resposta. quando se faz o alinhamento e ele perde logo em seguida ao passar por irregularidades. deve desmontar e ajustar o rolamento das rodas para posteriormente fazer o alinhamento. nao sei se ele falou besteira, mas verifique isso.
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  • #558
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    Citação Postado originalmente por mauriciocsf Ver Post
    caro acreano, ontem na css perguntei essa sua duvida a um mecanico, nao é o que faz alinhamento. mas obtive a seguinte resposta. quando se faz o alinhamento e ele perde logo em seguida ao passar por irregularidades. deve desmontar e ajustar o rolamento das rodas para posteriormente fazer o alinhamento. nao sei se ele falou besteira, mas verifique isso.
    Valeu Mauricio! Como disse em post anterior, foi feito todo o reaperto e ajuste de folgas no rolamento na revisão dos 40mil e foi na primeira saída após a revisão que desalinhou, mas o alinhamento foi a última coisa feita após a parte mecânica. Este problema de desalinhamento é recorrente; não é a primeira vez e na ccs conheci outro que também está com o mesmo problema. A GM foi consultada, mas alega não ter mais nenhuma reclamação ou relato deste problema. Infelizmente eles só vão tomar alguma providência após muitas reclamações.
    Ainda não sai depois do realinhamento e reaperto, e espero que fique bom.
    Outra coisa, quando for trocar o carro é certo comprar uma, não sei de que marca, mas com câmbio manual. Não me acostumei com o AT. Como disse bem um forista: é como se tivesse com o pé na embreagem todo o tempo.
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  • #559
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    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por GNAbreu Ver Post
    Ainda não respondeu. Se não sabe tudo bem, eu também não sei...
    Repito a pergunta:Alguém sabe como funciona o da S10?? E por que no manual não vem nada??


    Prezado, não sei se posso ajudar com a minha humilde experiência e se ainda precisa da informação. Pelo meu pobre conhecimento, todo LSD com sistema de planetárias e embreagem interna, que deve ser o da sua S-10, pois é o mais simples, popular e usual, funciona à base de torque. Se um LSD é 1:3 quer dizer que no momento do deslizamento dessa roda, 3 vezes o torque que está sendo, veja bem, APLICADO A ELA, é mandado para a outra roda, ok? ou seja, 75% no caso do LSD 1:3 e 80% no caso do LSD 1:4 respectivamente. No 1:3, se a roda do desgarre tem 25%, os outros 75% irão para a outra roda, ok? No 1:4 funciona à base de 20% e 80%, capicce? As pessoas pensam nas porcentagens em si e não no que realmente faz um LSD desse tipo funcionar, que é a alma da coisa, O TORQUE, pois sem o torque, não funciona! É nulo. Maravilha até aqui. O problema é: se esse tipo de LSD funciona à base de enviar 3 vezes o torque da roda no desgarre para a outra, questionamos então. se a roda no desgarre estiver com força de aplicação de torque em 5Kg, quer dizer que o LSD mandará para a outra roda, 15Kg, correto? ok. se estiver com 10KG, mandará o triplo novamente, 30Kg, ta acompanhando? Maravilha,,, nos perguntamos então, e se a roda do desgarre estiver com 0Kg de torque, pois está no ar ou mesmo numa superfície de pedra sabão com detergente e banha de porco com 0 de tração e 0Kg de torque, sem resistência alguma ? o LSD que é "burro", mandará para a outra roda 3 vezes esse torque, ou seja, 0Kg de torque, pois 3 x 0 = 0 para o 1:3 e 0Kg de torque também para o 1:4, pois 0 x 4 = 0 da mesma forma. Por esse motivo, muita gente não entende como ele funciona, pensando até que esteja quebrado ou com defeito de fábrica, erramos pensando nas porcentagens e não no que realmente o faz funcionar que é o bendito TORQUE. Só funciona se houver um minimo de torque. Mas como se a roda está no ar ou num desgarre acentuado de pedra lisa com limo ou lama onde sabemos que o torque é 0Kg e quase 0Kg respectivamente ?! Ok? Ok! Mas então esse tipo de LSD é uma "M" ? Não, ele funciona para atoleiros e lamaçais planos, onde apenas se busca não ficar com o veículo atolado com a família dentro. Foi desenvolvido para essa situação para não se passar por apuros numa viagem normal de fds. Para os severos desafios de um off-road 4x4 legítimo, tem que ser blocante tipo air locker ou kaiser, por exemplo. Qual a "salvação" então para esses LSD's originais? Simples, é só aplicarmos na roda do desgarre que estiver no ar ou no deslise à 100%, um "torque artificial", simplesmente pisando um pouquinho no freio faz se esse torque artificial, pois a roda do desgarre começará a mandar uma informação de resistência, peso e torque para o LSD, que reitero, "'é muito burro" e "ele" entenderá esse torque e mandará 3 x mais para a outra roda. Mesmo que seja pouco, geralmente tira a gente da enrascada. Isso funciona também quando uma roda sai totalmente do chão. É um truque que dá certo e o LSD "se ferra" na nossa mão. KKKKKKKKKKKKKK, é a hora da nossa vingança contra o famigerado LSD. KKKKKKKKKKKK... obs: a gurgel "fez uso" desse tipo de transferência de torque para as rodas traseiras por meio de freios independentes e funcionou muito bem para aqueles veículos equipados com motores contrapostos. Tração usada tb nos Puch Steyr Pinzgauer, se não me falha a memória. Uma das leis do SAUDOSO COMANDANTE ROLIN da TAM. Se não temos a capacidade de criar, tenhamos a coragem de copiar. Alguém, um dia, resolveu a questão do LSD pisando no freio, com certeza numa situação de desespero, atolado, com bebê chorando, criança fazendo birra e pré adolescente esperneando dentro do carro, pois nem o cara sabia naquela hora de caos o que estava fazendo na verdade, fez por puro instinto de sobrevivência e percebeu depois de refletir muito que tinha naquele momento colocado o ovo de Colombo em pé. Eu copiei e deu certo, vc irá copiar e se dará bem tb e assim caminha o "serumano" do 4x4. kkkkkkkkkkkkk... um desatolando o outro.

    é isso amigão.

    espero que o tpio de LSD da sua S-10 seja com planetária e embreagem interna. A minha Hilux sw4 é assim e funciona dessa forma.

    att
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  • #560
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    Parabéns B4R4T4 pela completa explicação!
    Talvez na minha S10 seja este tipo mesmo... Em vários atoleiros reparei que uma roda traseira girava livre e a outra ficava parada. Eu pensava "mas e cadê o famigerado LSD". Nem imaginava este truque do freio...
    Valeu mesmo!! Estas explicações são do conhecimento de muitos poucos, até agora!!
    No próximo atoleiro, com a braba mais braba, com criança chorando, com adolescente escutando musica com fone de ouvido e reclamando, vou experimentar esta de pisar no freio...
    Abc!!

  • #561
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    Citação Postado originalmente por B4R4T4-6X6 Ver Post

    Prezado, não sei se posso ajudar com a minha humilde experiência e se ainda precisa da informação. Pelo meu pobre conhecimento, todo LSD com sistema de planetárias e embreagem interna, que deve ser o da sua S-10, pois é o mais simples, popular e usual, funciona à base de torque. Se um LSD é 1:3 quer dizer que no momento do deslizamento dessa roda, 3 vezes o torque que está sendo, veja bem, APLICADO A ELA, é mandado para a outra roda, ok? ou seja, 75% no caso do LSD 1:3 e 80% no caso do LSD 1:4 respectivamente. No 1:3, se a roda do desgarre tem 25%, os outros 75% irão para a outra roda, ok? No 1:4 funciona à base de 20% e 80%, capicce? As pessoas pensam nas porcentagens em si e não no que realmente faz um LSD desse tipo funcionar, que é a alma da coisa, O TORQUE, pois sem o torque, não funciona! É nulo. Maravilha até aqui. O problema é: se esse tipo de LSD funciona à base de enviar 3 vezes o torque da roda no desgarre para a outra, questionamos então. se a roda no desgarre estiver com força de aplicação de torque em 5Kg, quer dizer que o LSD mandará para a outra roda, 15Kg, correto? ok. se estiver com 10KG, mandará o triplo novamente, 30Kg, ta acompanhando? Maravilha,,, nos perguntamos então, e se a roda do desgarre estiver com 0Kg de torque, pois está no ar ou mesmo numa superfície de pedra sabão com detergente e banha de porco com 0 de tração e 0Kg de torque, sem resistência alguma ? o LSD que é "burro", mandará para a outra roda 3 vezes esse torque, ou seja, 0Kg de torque, pois 3 x 0 = 0 para o 1:3 e 0Kg de torque também para o 1:4, pois 0 x 4 = 0 da mesma forma. Por esse motivo, muita gente não entende como ele funciona, pensando até que esteja quebrado ou com defeito de fábrica, erramos pensando nas porcentagens e não no que realmente o faz funcionar que é o bendito TORQUE. Só funciona se houver um minimo de torque. Mas como se a roda está no ar ou num desgarre acentuado de pedra lisa com limo ou lama onde sabemos que o torque é 0Kg e quase 0Kg respectivamente ?! Ok? Ok! Mas então esse tipo de LSD é uma "M" ? Não, ele funciona para atoleiros e lamaçais planos, onde apenas se busca não ficar com o veículo atolado com a família dentro. Foi desenvolvido para essa situação para não se passar por apuros numa viagem normal de fds. Para os severos desafios de um off-road 4x4 legítimo, tem que ser blocante tipo air locker ou kaiser, por exemplo. Qual a "salvação" então para esses LSD's originais? Simples, é só aplicarmos na roda do desgarre que estiver no ar ou no deslise à 100%, um "torque artificial", simplesmente pisando um pouquinho no freio faz se esse torque artificial, pois a roda do desgarre começará a mandar uma informação de resistência, peso e torque para o LSD, que reitero, "'é muito burro" e "ele" entenderá esse torque e mandará 3 x mais para a outra roda. Mesmo que seja pouco, geralmente tira a gente da enrascada. Isso funciona também quando uma roda sai totalmente do chão. É um truque que dá certo e o LSD "se ferra" na nossa mão. KKKKKKKKKKKKKK, é a hora da nossa vingança contra o famigerado LSD. KKKKKKKKKKKK... obs: a gurgel "fez uso" desse tipo de transferência de torque para as rodas traseiras por meio de freios independentes e funcionou muito bem para aqueles veículos equipados com motores contrapostos. Tração usada tb nos Puch Steyr Pinzgauer, se não me falha a memória. Uma das leis do SAUDOSO COMANDANTE ROLIN da TAM. Se não temos a capacidade de criar, tenhamos a coragem de copiar. Alguém, um dia, resolveu a questão do LSD pisando no freio, com certeza numa situação de desespero, atolado, com bebê chorando, criança fazendo birra e pré adolescente esperneando dentro do carro, pois nem o cara sabia naquela hora de caos o que estava fazendo na verdade, fez por puro instinto de sobrevivência e percebeu depois de refletir muito que tinha naquele momento colocado o ovo de Colombo em pé. Eu copiei e deu certo, vc irá copiar e se dará bem tb e assim caminha o "serumano" do 4x4. kkkkkkkkkkkkk... um desatolando o outro.

    é isso amigão.

    espero que o tpio de LSD da sua S-10 seja com planetária e embreagem interna. A minha Hilux sw4 é assim e funciona dessa forma.
    att B4R4T4
    Obrigado pelo excelente post.

    Realmente não sabia disso.
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    Ex: TR4 2015; Tiguan 2014; S-10 2013; Triton 2010.

  • #562
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    Citação Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Obrigado pelo excelente post.

    Realmente não sabia disso.
    Pois é João Claudio, a gente se esforça.

    Vai um outro texto que já tinha preparado sobre a verificação da existência do LSD e o teste do LSD.

    Verificação da existência do LSD e teste do LSD.

    O popularmente chamado de autobloqueante do tipo LSD por sistema de embreagem acoplada `a caixa satélite, faz com que as engrenagens satélites do diferencial sejam bloqueadas, a força se dá somente nas planetárias e caixa satélite girando por igual mandando torque para as duas rodas. O sistema é bem simples e quando vemos um LSD desse aberto, logo entendemos o seu funcionamento, pois é baba. Inclusive, quando os discos se desgastam, as satélites e planetárias voltam ao seu estado natural, tornando a formar o efeito normal de um diferencial padrão. O LSD permite que a distribuição da força, transmute de um diferencial padrão como um tipo de bloqueio e transfira toda a força para as rodas EM CONTATO COM O SOLO. Se uma desgarra, a outra recebe um torque multiplicado dessa que desgarrou, por isso as porcentagens 1:3 – 25%/75% e 1:4 20% / 80% que são os mais comuns e simples. Existe no mercado militar uma variedade quase que infinita desses conjugados.

    Esse sistema LSD por embreagem corrige a rotação das rodas por meio do torque aplicado àquela que desgarra, mandando esse torque multiplicado para a outra roda e aí teremos vários tipos com várias porcentagens. Quando se fala em “blocante” com 70% é balela, pois essa medida não existe. Temos sempre que fazer a conta dividindo se e partindo se dos 100%. Como se chega à 70% de 100%? 1:3 sim, 25%/75%-1:4 tb, 20%/80%, o 1:2 seria 33% / 66% e não 70%, então é uma medida falha. Acredito que para entendermos um assunto é preciso exatidão nos números. Regra de contabilidade, não se arredonda nada, cota se até os centavos para que se forme documento. Acho que não é difícil falarmos 33/66 em vez de 30/70 não é mesmo? A minha área me obriga a isso. Temos sempre que “imaginar” os 100% de torque que vem do eixo cardan. É bom analizarmos esses números, pois são eles que nos elucidam sem brechas para erros e enganos, fazendo nos chegar às conclusões de forma mais certeira e fácil.

    O LSD na verdade anula o efeito do diferencial se pelo menos uma das rodas tiver sofrendo o mínimo de torque, caso contrário patinará rodando livremente fazendo com que a outra roda não tenha o apoio contrário exercido pelas placas da embreagem interna.

    O que conseguimos como bom resultado:

    Em piso firme como asfalto se consegue melhor estabilidade, principalmente em curvas abertas em estradas. O carro fica mais firme com maior controle de dirigibilidade.

    Retomada de velocidade nas saídas de curvas em esquinas, pois o carro não mais “levanta a bunda” tirando uma roda do chão fazendo a desgarrar cantando pneu; ele empurra o carro pra frente.

    Em pisos onde a aderência é reduzida, como lamaçais, estradas de terra molhadas e até mesmo quando uma roda fica no ar, se consegue uma saída pisando se no freio formando um “torque artificial” na roda suspensa, mandando assim algum torque (criado) para a outra roda.

    Um teste que pode ser feito de forma muito simples.

    1º como saber se o diferencial é padrão ou LSD?

    Levante o carro pelo centro do eixo (a bola do diferencial traseiro) com um jacaré grande deixando as duas rodas no ar e com o freio de mão solto. Gira se com as mãos a roda direita no sentido de rodagem e se a outra roda girar no mesmo sentido, ou seja, as duas mandando o carro pra frente, ele tem LSD ou outro tipo de bloqueante. Se girar ao contrário, prepare o lenço, pois é um diferencial padrão convencional e você terá que fazer mais um cheque. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Para fazer o teste do LSD aplicando o freio e assim criando um “torque artificial”:

    Num piso de superfície 100% plana, ou seja, onde se deixa o carro “desbrecado”, com o freio de mão solto e ele não sai do lugar. Isso é imprescindível para não se causar acidentes).

    Levante a roda esquerda do chão, apoie o eixo esquerdo bem no meio do seu comprimento (entre a bola do diferencial e a panela de freio erquerda), com um toco de madeira tipo um tronquinho cortado com serra com uns 20cm de diâmetro, evite usar cavalete, pois o cavalete pode ferir a pintura da carcaça do eixo esquerdo ou mesmo “espirrar” quando o carro andar e bater em algum lugar causando avaria.

    Olha só, A roda deve sair do chão apenas uns 10cm, o suficiente para patinar livremente, com a segurança que na hora que o carro for para frente e o pneu tocar o chão, não dê uma pancada excessiva, pois a idéia é tão somente simular uma roda suspensa numa trilha, não é necessário levantar 30/40cm do solo CUIDADO, pois aqui tem muito pangaré e eu não quero ser acusado de promover acidentes. Cuidado pessoal por favor, pois o importante é não se machucar. Atente se para que o freio de mão esteja solto deixando as rodas traseiras livres e soltas, porém só a esquerda suspensa do chão e a direita no chão apoiando o peso normal do carro sobre ela.

    Vamos la:
    Com o PILOTO / MOTORISTA DENTRO DO CARRO na posição de pilotagem. Engate marcha à frente “D” ou 1ª marcha e simule sair bem devagar dando mínima rotação à roda que está no ar, deixe a rodar apenas com a aceleração da marcha lenta. No caso dos câmbios mecânicos é só soltar a embreagem com a 1ª marcha engatada bem devagar deixando a roda pegar a rotação da marcha lenta. Nos automáticos é só engatar Drive com o pé direito no freio e solta lo bem devagar tb. A roda esquerda deverá girar livremente enquanto a outra roda, (direita) permanecerá parada. Nesse momento pode se até acelerar um pouco a mais até uns 1200RPM para sentir que o carro não sai mesmo do lugar**. Nesse momento pisa se no freio de forma delicada, pressionando o pedal progressivamente sem “estancar” o pé no mesmo, se não o carro cai do toco devido à alavanca da rotação da roda ter sido parada bruscamente. Nesse momento se criará o torque artificial esperado, a roda esquerda mandará um torque para os discos e esses mandarão para a roda direita fazendo com que o carro ande para frente caindo literalmente do toco. Espera se nesse momento um “cantar de pneu do tipo, matei o cachorro. Rápido e curto. Aí se breca o carro, ok? Faça esse teste num lugar aberto, não dentro da sua garagem !!! Não venha me culpar se vc passar em cima da sua moto quando o carro andar para frente. Não custa nada avisar, pois já vi de tudo aqui. Desculpem me os que possuem bom senso e QI normal.kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bingo, aí está um teste para se verificar a “ATUAÇÃO” de um bloqueante tipo LSD com embreagem planetária.

    *se os discos da embreagem interna estiverem perfeitos e atuantes.

    **se sair é porque a atuação do SLD está com muita pressão nos discos e precisa ser reduzida,(“travado” como um eixo rígido) - caso contrário haverá desgaste excessivo nos discos, pneus e até mais gastão fica o carro, pois trabalhará travado como um sistema 4x4 PART TIME do Samurai por exemplo. Existe regulagem para esses discos que deve se fazer a cada 100 mil Km, ou dependendo do tipo de uso até antes. Caso o carro não saia do lugar e tiver mais de 100mil Km, pode se tentar uma recalibragem dos discos, pois tem regulagem interna.

    Desculpem algum erro de digitação, mas por aqui é sempre na pressa.

    abraços
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  • #563
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    Citação Postado originalmente por GNAbreu Ver Post
    Parabéns B4R4T4 pela completa explicação!
    Talvez na minha S10 seja este tipo mesmo... Em vários atoleiros reparei que uma roda traseira girava livre e a outra ficava parada. Eu pensava "mas e cadê o famigerado LSD". Nem imaginava este truque do freio...
    Valeu mesmo!! Estas explicações são do conhecimento de muitos poucos, até agora!!
    No próximo atoleiro, com a braba mais braba, com criança chorando, com adolescente escutando musica com fone de ouvido e reclamando, vou experimentar esta de pisar no freio...
    Abc!!
    amigo, postei um texto antigo que não estava achando, é parte desse novo e o completa de forma mais simplificada, acredito.

    tentarei postar o LSD da minha Hilux sw4 em desenho explodido. Fica bem mais fácil de entender como ele funciona com o desenho.


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  • #564
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    Thumbs up O desenho explodido do diferencial com lsd e sem lsd.

    O desenho explodido do diferencial com LSD e sem LSD.

    FOTO COM MAIOR RESOLUÇÃO.


    S10 lt/ltz cabine dupla diesel-dif-com-lsd-e-padrao..jpg


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