Um esportivo de 340 cavalos de potencia e tração nas quatro rodas, pode ser eficiente também no fora de estrada? A resposta é sim!
Avaliei até agora três modelos da linha Q da Audi, o qual vocês, espero, tenham tido a oportunidade de acompanhar. Foram eles: Q7, Q5 e agora o suv esportivo RS Q3.
Sabemos que existe uma hierarquia entre os modelos, certo? O Q7 era o maior e mais caro da linha até a chegada do recém-lançado Q8. Agora ficou Q8, Q7, S Q5, Q5, RS Q3 e Q3, nesta ordem.
Acontece que se você esta querendo comprar um Q3 que parte de 158k e pode chegar à 198k dentre as 5 versões, sem contar os 357k para a RS Q3 que avaliei, tem muito a estudar. Partir direto para o Q5 que inicia em 260k e pode chegar a 375k, entre as 7 versões, sem contar com a S Q5 de 406k que foge muito do valor do RS Q3, também é valido estudar.
Para quem precisa ter tração nas quatro e gosta de carro esportivo, o RS Q3 é animal. Anda na terra, areia e até no barro sem muito excesso, claro. Vale a pena para quem vai usar 80% esportivamente e 20% no fora de estrada leve. Se comparado com o Q5, ele fica devendo em tecnologia, já que o RS Q3 ainda nem foi apresentado lá fora. Será o ultimo da linha a receber as atualizações globais. Mas ponto positivo para quem é “Need for Speed” raiz.
Andei com ele em estradas de terra, cascalho, barro e terra fofa, além de erosão, descida e subida forte. Passou bem em todos os trechos, mas a altura do solo não ajuda muito, principalmente em alguns pontos de erosão. Na subida o motor ajuda muito, é só ajustar o modo off-road, desligar o controle de tração e pé no porão que não tem subida que ele não voe.
Os pneus inicialmente não me transmitiram muita segurança para o off road, até talvez pelo efeito psicológico de não possuir pneu reserva (estepe). Mas logo se mostrou eficiente. Atenção especial para essa tendência quem vem crescendo. Já chegou até no Ford Ecosport. Dependendo de onde você esteja se aventurando com seu carro 4x4, estar sem estepe pode não ser uma boa ideia. Destaque para eficiência dos freios.
Vale lembrar que na Audi, a designação “RS” significa uma filosofia que é motivada por um desafio de máximo desempenho e perfeição. “Cada modelo RS expressa a paixão que colocamos no desenvolvimento de nossos veículos de alto desempenho” diz Oliver Hoffmann, presidente da Audi Sport GmbH. “Por 25 anos, nossos clientes experimentaram os modelos RS como companhias magistrais para a vida diária, proporcionando pura emoção e máximo prazer ao dirigir”. O RS Q3 foi apresentado pela primeira vez em 2014 e possui a mesma potencia em cavalos do novo Q8, 340cv.
Portanto, minha conclusão sobre o modelo avaliado é que se a esportividade esta com você 80% do tempo, sem deixar a importância de um 4x4 na mão, ocupando a mesma vaga de garagem, o RS Q3 é uma excelente opção. Mas se estiver numa fase que gosta de acelerar, mas já não é mais um piloto de fuga, uma ótima opção será partir para o Q5 blindado de fabrica pagando 14k a mais e ter maior segurança para rodar com este modelo, que chama bastante a atenção de todos principalmente pelo visual requintado. ( E especialmente nesta cor azul de tom único, difícil passar despercebido).
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Até a próxima!
Flávio Verna
Insta: Flaviostm e 4x4brasil