Avaliei o Volvo XC 40 T5 na versão topo de linha, a R-Design e claro que foi para o off road, porque ele é do estilo OFF ROAD.
E nas próximas linhas vou contar sobre sua capacidade no fora de estrada, até porque, eu ainda não li nenhuma outra avaliação que fale como ele se comporta fora do asfalto, o que me deixou ainda mais curioso pelo teste do modelo 'moderninho'.
Aproveito para elucidar superficialmente o tema "off road" que deixa duvida para muitos. Se der um Google com a palavra "off road" haverá a seguinte explicação:
"Off road significa fora da estrada, e é um termo inglês utilizado para designar atividades esportivas, praticadas em locais que não possuem estradas pavimentadas, calçadas, sem qualquer estrutura urbana ou caminho de fácil acesso.
Os esportes praticados off road, são feitos por pessoas que buscam o contato com a natureza, e também com o objetivo de superar as dificuldades de acesso e obstáculos impostos pela própria natureza..."
Gostaria de chamar a atenção para o trecho que diz ser um esporte praticado por pessoas (e não jipes) que buscam o contato com a natureza. Só para lembrar que a palavra Off Road vem de um esporte de aventura. Ou seja, se você gosta de contato com a natureza, superar desafios e é um esportista, você é um off roader.
Fazer parte do maior Portal Off Road da América Latina, tem seu peso, como por exemplo, quando sou questionado a quem represento - Digo que faço parte do 4x4 Brasil e imediatamente sei se a pessoa conhece ou não o portal, apenas pelo tipo de resposta que me devolve: Se for "ah, que legal, conheço" Fatalmente não conhece, mas quando a resposta vem "Eu faço parte também" ai sem duvida faz parte e me sinto muito feliz por isso. Não existe outra resposta, porque somos todos um, fazemos parte de uma força maior, é uma crença, uma legião, família ou sei lá o que. Somos quase 5 milhões só neste canal.
Todos que lá estão, tem as mesmas necessidades: Aventurar-se com segurança, estar em contato com a natureza, unir, respeitar e acima de tudo sentir-se privilegiado. Privilegiado por conseguir chegar em uma praia deserta, uma cachoeira conhecida por poucos ou atravessar o Pantanal, imagine!
E realmente é, privilégio este que vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente com a diversidade de formas de se chegar lá. Que não necessariamente sobre rodas. Você pode ser um off roader em uma trilha a pé na montanha, por exemplo. Os cuidados com a saúde física nunca estiveram tão em pauta quanto atualmente. Mas se não consegue ainda, chegar tão longe só com o seu físico, existe o auxilio dos veículos capazes de transpor os mais diversos obstáculos, como: motocicleta, quadriciclo, jipes e os inúmeros suv´s disponíveis a venda.
E o Volvo XC 40 faz parte destes suv´s que pode te levar até lá. Cada vez mais capazes, refinados e tecnológicos, ainda conseguem unir potencia, agilidade, segurança, tecnologia e design que eram difíceis de se encontrar neste segmento.
Potente e ágil - São 252 cavalos no motor de 2 litros e mais de 35 kgfm de torque, capaz de atingir de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. Associado ao cambio de 8 velocidades com opção de trocas esportivas que pode ser manso ou atrevido. Sabemos que força faz muita diferença para vencer uma subida íngreme e neste caso não faltou, posso até dizer que sobrou.
Seguro - O IntelliSafe, tecnologia de segurança e assistência ao motorista foi projetado para proporcionar tranqüilidade e conveniência diariamente, ajudando você a permanecer no controle e acima de tudo, seguro. A visão da marca é que ninguém deve se ferir gravemente ou morrer em um novo veiculo Volvo até depois dos próximos 6 meses a frente, ou seja, realidade on line. Além do controle de descida quando escorregadio.
Tecnológico - Com sistema de auxilio a condução semi-autônoma, chamado de "Pilot Assist" o motorista precisa apenas estar com as mãos sobre o volante, para o sistema controlar tudo, centralizando o carro sobre as faixas, fazendo curvas, inclusive. A distância a se manter do veiculo da frente pode ser ajustado em 3 níveis, conforme o momento. A velocidade máxima da rodovia inserida e adeus preocupação, mas não pense que tem que fazer um curso para ajustar tudo isso, é muito fácil e intuitivo, acredite.
Depois de todos os parâmetros imputados, se precisar reduzir ou frear, não se preocupe que o sistema também faz. Eu não imaginava que fosse dirigir, ou melhor, ser conduzido por um veiculo deste antes mesmo de ficar velho e estou feliz por ter tido esta experiência antes.
Bonito - O modelo ficou muito bonito e disso não tenho duvida, principalmente pelo feedback espontâneo das pessoas. E com todo o capricho da versão mais cara, a R-Design, digamos que fica além de bonito, chique, com o interior preto em couro e Alcântara. Mas o grande destaque mesmo se dá pelo porte externo que remete a um verdadeiro SUV. Apliques plásticos na volta toda do carro não desmerece, mas gera ainda mais robustez e são funcionais. Enormes vincos nas laterais e no capo afirmam a personalidade própria do carro.
Destaque para mimos bem úteis encontrados nesse modelo, um 'lixinho' com tampa vai-e-vem muito pratico no console central e o eficiente farol automático adaptativo.
Em meus testes não encontrei nada que desagradasse no veiculo, exceto pelo excesso de sacolejo dentro da cabine, quando com os pneus calibrados conforme orientação do fabricante. No meu ponto de vista, devem estar ligeiramente abaixo das libras sugeridas para maior conforto. Infelizmente não tive lama, mas com terra solta, erosões e muito sobe e desce, posso garantir que a tração deu show de eficiência.
O Volvo XC 40 nesta versão avaliada R-Design custa 223k, mas existem outras opções mais em conta e obviamente menos recheada. Eu seria um feliz proprietário de um modelo deste. E você?
Até a próxima!
Flávio Verna _ Insta _ Flaviostm e 4x4brasil
Mensagem do Sistema