A Nissan evoluiu e melhorou a picape Frontier depois que passou a vir da Argentina, principalmente no ajuste da suspensão que antes era demasiadamente macia, fazendo a picape balançar demais. Há alguns meses, passamos a ter a versão intermediaria Attack de 3ª geração de volta. Como na 2ª geração, possui grande grafismo lateral com a nomenclatura "Attack" e adesivos no capô, que tonificam o ar musculoso e imponente da picape que ao meu ver, tem o design mais robusto das atuais concorrentes, principalmente quando customizada para o off-road.
Esta versão intermediária, ta bem dosada para quem faz uso para o trabalho e também lazer. Sem nenhuma alteração, é possível ir longe com ela no uso off road, já que vem com pneus A/T (all terrain).
Mas se você for do tipo que gosta de personalizar, sugiro seguir as dicas da equipe de design da Nissan, se baseando no modelo conceito Sentinel, instalando um snorkel com design moderno, alargadores de pára-lamas robustos, guincho embutido no pára-choque e uns pneus maiores e mais agressivos. O resultado deve ficar bem bacana e diferenciado das outras. Conte comigo para ajudar nisso, se precisar.
Única no segmento a ter suspensão traseira multilink com eixo rígido e molas helicoidais, a Nissan Frontier é perfeita para preparações que elevam o curso para transpor grandes erosões ou escaladas em rochas, além de beneficiar seus ocupantes com mais conforto interno e menos sacolejos.
O motor não empolga, mas também não frustra, é forte quando traçada e anda bem na rodovia. Falta um pouco para ultrapassagens rápidas, mas nada que comprometa. Talvez eu quem esteja mal acostumado ou a unidade testada ainda não estava amaciada como poderia. Quanto ao consumo, rodei no total 828 km com 90 litros de combustível, uma média geral de 9,2 km/l . Percebi que em trajetos dentro do centro urbano a média foi de 7 km/l, rodoviário 11 km/l e no off road 5,5 km/l, tudo acompanhado pelos abastecimentos e computador de bordo.
Quando em off road, costumo testar todos os veículos nos mesmos trajetos e portanto nas mesmas dificuldades. Para os veículos com acionamento da tração por botão, costumo enfrentar uma subida íngreme no 4x2 e só aciono o 4x4 no ultimo segundo antes de parar, desta forma, consigo saber o tempo que o sistema leva para levar tração ao eixo que estava livre e o ruído para tal. Com a Frontier foi rápido, preciso e muito silencioso, nota 10 neste quesito.
Os números são bons: Altura em relação ao solo é de 230mm; Ângulo de ataque de 30,3 graus e de saída de 27,4 graus.
Esta versão conta com controle de tração, estabilidade, descida (HDC), partida em rampa (HSA), além do indispensável bloqueio de diferencial traseiro. Ou seja, tem bastante eletrônica para trabalhar a seu favor.
Nesta versão encontramos os mesmos estribos laterais dark Chrome das outras versões e honestamente tem um sério problema com o acabamento das pontas que são feitos em plástico e soltam com facilidade. O rack de teto, Santo Antonio na caçamba e a barra dianteira abaixo do pára-choque, todos na cor preta completam o visual. Sobre a barra dianteira, vale ressaltar que apenas completa o visual, não tendo nenhuma aplicação funcional.
A direção transmite segurança na condução todo tempo, mas o raio de giro que apesar de ter melhorado de 12,4 para 12, ainda é dificultoso quando necessário manobrar, principalmente quando deve virar para o lado oposto.
Dentro da cabine não existe luxo e nem bancos em couro, mas é confortável e espaçosa. Ponto positivo para o uso conciliado entre trabalho e lazer. Possui também um multimídia de 8" com Apple Car Play e Android Auto, além da câmera de ré.
Agora vindo da Argentina, a Nissan teve a oportunidade de melhorar a segurança interna, incluindo cinto de segurança de 3 pontos e apoio de cabeça para os 3 ocupantes, além de um aumento de assento em mais de 100mm, gerando maior apoio das pernas e conforto para quem viaja atrás. Aliás, quem viaja atrás não sofre. Confortável e generoso no espaço para uma picape.
Além de ter um preço convidativo que nesta versão parte de R$ 155.590, ainda tem um plano de revisão fixo e programado, bem em conta que vale conhecer. Os preços indeferem por região, ou seja, em qualquer concessionário do Brasil você vai encontrar os mesmos preços. O valor das outras versões são: XE AT 4X4 174.380; LE AT 4X4 194.790 e S MT 137.550.
As revisões funcionam da seguinte forma: 10.000 km custa 639,00; 20.000 1.239; 30.000 639,00; 40.000 1.239 e assim por diante, somando um total de 5.634 gastos com manutenção preventiva até os 60.000 km da picape, ou seja, já saberá que gastará 939,00 a cada 10mkm até os 60mkm, bom né?
Em breve vamos testar a versão para trabalho com tração nas 4 rodas e cambio manual de 6 velocidades.
Até lá...
Flávio Verna _ Insta: 4X4Brasil e Flaviostm